Cruzei com essa receita um dia desses no Pinterest e fiquei empolgada ao ver a lista de ingredientes e imaginar o sabor e aroma desse prato. O Curry Fácil de Grão de Bico e Batata é inspirado no tradicional Chana Aloo Curry, que é típico do norte da Índia, porém a autora seguiu uma receita caribenha, mais precisamente de Trinidad e Tobago. Como a internet facilita esse intercâmbio, né? Acho que é uma das coisas mais legais da atualidade.
Os ingredientes para fazer essa receita são simples, com exceção das especiarias. Se você for um fanático por temperos, como eu sou, provavelmente vai ter todos eles no seu cantinho. Mas fique tranquilo: dá pra encontrar facilmente os temperos usados nessa receita em empórios e supermercados – ao contrário das receitas de curry tradicionais, que possuem uma lista imeeeeensa e bem específica de especiarias.
Ou seja, mais um motivo pra você pensar com carinho no post de hoje!
Curry Fácil de Grão de Bico e Batata
Adaptada da receita publicada no Immaculate Bites
Ingredientes
Para a base
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de curry em pó
- 1 colher de chá de noz moscada em pó (de preferência ralada na hora)
- 1 e 1/2 colher de chá de páprica defumada
- 3 colheres de chá de tomilho fresco
- 1 colher de chá de cominho
- 3/4 colher de chá de pimenta caiena
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
- 1 e 1/2 xícaras de batata picadas em cubos
- 1 e 1/2 xícaras de grão de bico cozido (tipo uns 400 gramas)
- 1 lata de tomate pelado (ou 3 tomates sem pele)
- 2 xícaras de caldo de legumes
- 3 colheres de sopa de cebolinha picada
- 3 colheres de sopa de salsinha picada (mais 3 colheres pra finalizar o prato)
- 1 colher de chá de sal
Modo de Preparo
1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola com o alho. Quando a cebola estiver transparente, acrescente todos os ingredientes listados na “base”. Cozinhe por 3 minutos.
2. Acrescente as batatas e cozinhe por 2 minutos. Se os temperos começarem a grudar no fundo da panela, acrescente um tanto de nada de água filtrada pra soltar os ingredientes.
3. Acrescente o grão de bico, o tomate e o caldo de legumes. Diminua o fogo (médio pra baixo) e cozinhe por 15 minutos ou até que as batatas estejam mais macias e o molho mais encorpado.
4. Por fim, corrija o sal e acrescente os verdinhos (cebolinha e salsinha).
Sirva com arroz branco e finalize com mais salsinha picada.
Rendimento: 4 porções
Oi, Fabiana! Que bom que curtiu a receita, eu também amei. Uma explosão de sabores, né? E super saudável também.
Obrigada pela contribuição, parabéns pelo blog! 😉
eu fiz!!! ficou uma delicia! obrigada pela receita!
bjo
Que alegria, Ariane! <3
Oi Raquel! Gostei muito da receita, porém deve ter alguma coisa errada com a minha pimenta caiena pq fiz 2 vezes, na primeira não conseguia comer de tão forte e na segunda (hj) coloquei 1/3 da pimenta e ainda assim ficou bem porreta! Haha pq será?
MELDELS, Alice! Olha, acontece de umas pimentas serem mais fortes que outras… eu adaptei essa receita e na original, se não me engano, levava até um pouco mais… 3/4 de colher de chá já é bem pouco… sugiro da próxima vez tu colocar uma pitada, a sua pimenta deve ter vindo caprichada!
[…] separar tudo, sentir o cheiro, imaginar como vai ficar. Enquanto fazia isto, fui relendo a receita da Raquel Arellano lá no Gordelícias. O site dela é bacana, tem comidas lindinhas, várias […]