Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro

Tenho muitos amigos espalhados por esse Brasil. Toda vez que algum deles pinta pela Cidade Maravilhosa me fazem a seguinte pergunta: onde tomar café da manhã daqueles bem gostosos no Rio de Janeiro? Vou te falar que opção não falta, viu?

Pensando nisso, em parceria com a Expedia Brasil, resolvi montar esse post, com sugestões para começar o dia com o estômago forrado e o coração quentinho. Tem opção para todos os gostos e “bolsos”.

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.?O Balada Mix é uma rede de restaurantes que cresceu bastante nos últimos anos aqui no Rio de Janeiro. Boa parte das lojas abre mais cedo para oferecer o menu de café da manhã, que traz itens saudáveis pra começar super bem o dia.

Encontre o Balada Mix mais pertinho de você clicando aqui.

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.?Localizado em Santa Teresa, em meio ao burburinho artístico e gastronômico do bairro carioca, o Café do Alto traz um pedacinho do Nordeste para o Rio de Janeiro. No cardápio da casa, as tradicionais tapiocas com recheios deliciosos e outros pratos mais incrementados.

Nos finais de semana e feriados, é servido o buffet de café da manhã nordestino (vale muito a pena) e além dos combos variados. Para vegetarianos e celíacos, há opções igualmente saborosas. Confira o cardápio completo do Café do Alto clicando aqui.

Rua Paschoal Carlos Magno (Largo do Guimarães), 143- Santa Teresa
Aberto na segunda de 12h às 20h / terça a sexta de 12h às 22h / sábados, domingos e feriados de 9h às 22h
(21) 2507-3172
>> www.cafedoalto.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.foto por João Laet – Agência O Dia

Se você faz questão de escolher seu café em um cardápio variado e de qualidade, precisa conhecer o Café Sorelle (tem até Jacu Bird). Bem próximo à Cobal do Humaitá, vale a caminhada do metrô de Botafogo ao longo da Rua Voluntários da Pátria, em direção a esse espaço pequenino e gracioso.

Você pode escolher itens avulsos do cardápio ou pedir pelo café da manhã – não deixe de experimentar o waffle que tem massinha crocante deliciosa, além do brownie e do cookie da casa (que são premiadíssimos).

Rua Capitão Salomão, 14 – Humaitá
Aberto de segunda à sexta de 9h às 19h / sábado de 9h às 14h
Tel: (21) 2527 9991
>> www.cafesorelle.com.br
Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.foto por Bárbara Lopes – Agência O Globo

Hoje presente em shoppings e em diversos bairros da cidade, o Cafeína nasceu no coração de Copacabana, na Rua Constante Ramos há 16 anos. A casa oferece uma diversidade de pães, croissants, bolos, biscoitos, perfeitos para acompanhar um café passado na hora. Destaque para o brunch, que faz releituras dos itens mais pedidos do cardápio com um toque especial.

Encontre o Cafeína mais perto de você clicando aqui.

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.Nos últimos meses tenho circulado um tanto pelo Jardim Botânico por conta dos cafés e restaurantes. Bem ali, na rua Lopes Quintas, está a Casa Carandaí, em um espaço tombado pelo patrimônio histórico. Ao subir as escadinhas, na lateral do prédio, um salão repleto de produtos selecionados (frios, queijos, massas, vinhos) e nos fundos está o Café.

O menu tem uma proposta caseira, utilizando os melhores ingredientes oferecidos na Casa. Não deixe de pedir a baguette na chapa com manteiga, acompanhada de ovos mexidos. Se quiser manter a proposta “matinal”, peça também o iogurte orgânico com coulis de frutas vermelhas.

Durante a semana, o café da manhã é servido à la carte e, aos sábados, domingos e feriados, em sistema de buffet com preço único.

Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico
Aberto de segunda a sábado de 9h às 21h / domingo de 9h às 17h
Tel: (21) 3114 – 0179
>> casacarandai.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.Criada em 1860, a Casa Cavé tem o posto de confeitaria mais antiga do Rio de Janeiro. É parada obrigatória por quem passeia pelo Centro Histórico, pois remete o visitante aos velhos tempos onde não havia a correria do dia à dia.

Além dos salgados e doces que você pode retirar diretamente do balcão, há também um menu de pratos mais completos como sanduíches acompanhados de fritas, sucos e também os combos de café e chá, servidos ao longo do dia. Entre 11h e 15h é servido almoço mas também é possível consumir o café, caso você tenha interesse. Clique aqui para ver o cardápio completo.

Rua Sete de Setembro, 133 e 137, Centro
Aberto de segunda a sexta de 8h30 às 20h / sábado de 9h às 14h
>> www.casacave.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.imagem daqui

Santa Teresa é um dos bairros mais interessantes do Rio de Janeiro. Mistura um clima boêmio por conta dos restaurantes, bares e ateliês espalhados pelas ruas da localidade, porém com um toque mais tranquilo da arquitetura e do verde ao redor. A Cereal é um desses achados que a gente tem vontade de guardar num potinho, porém coisa boa é pra ser divulgada, né?

Pães, geleias, iogurtes, bolos, tudo fabricado no local. O café é servido no sistema de buffet e desafio vocês a ter maturidade pra não devorar tudo de uma vez só. Frutas selecionadas, pra manter a saúde em dia. Quitutes mil pra fazer um carinho no estômago e sair de lá feliz e satisfeito.

R. Alm. Alexandrino, 3283 – Santa Teresa
Aberto de segunda a sexta de 8h às 17h / sábado e domingo de 9h às 13h
Tel: (21) 98828-1219

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.

É impossível vir ao Rio e não conhecer a famosa Confeitaria Colombo, localizada na rua Gonçalves Dias, lá no Centro da cidade. A belíssima fachada abriga um café cheio de histórias ao longo dos 122 anos de existência, elevando a casa à patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro. Não é pouca coisa, viu?

Se você sonha degustar o famosíssimo café da Colombo, pode escolher entre a unidade do Centro ou Forte de Copacabana (ps: no Corcovado há um mini café porém serve apenas bebidas e alguns salgados e sanduíches). São duas experiências distintas mas igualmente deliciosas. No Centro, há a opção de pedir diretamente do balcão – café, doces e salgados – ou pedir uma mesa no Restaurante Bar Jardim, onde é servido o café (até as 11h). O cardápio completo com valores você encontra aqui. Já no Café do Forte e no Corcovado, o menu é mais enxuto.

Centro – Rua Gonçalves Dias, 32
Copacabana – Praça Cel Eugênio Franco nº1, Posto 6
>> www.confeitariacolombo.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.Frequento a Confeitaria Manon desde pequenina. Minha mãe costumava comprar os famosos madrileños (um pãozinho doce, com creme de confeiteiro e goiabada em cima, fofinho e incrível) sempre que a gente ia ao Centro. Era um dos meus passeios favoritos e “depois de grande” continuou sendo. Sempre que estou por lá, faço questão de tomar um café e fazer aquela pausa na correria enquanto vejo o zum-zum de pessoas na Rua do Ouvidor. Um delicioso exercício de apenas observar a vida!

No cardápio, há doces, salgados, sanduíches, além dos menus de café e chá da tarde. A torrada Petrópolis na chapa, com manteiga, é imbatível.

Rua do Ouvidor, 187 / 189 – Centro
Aberto de segunda a sábado (horário a confirmar)
(21) 2221-0245
>> www.confeitariamanon.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.Volta e meia faço questão de enaltecer as coisas boas do meu bairro querido, a Ilha do Governador. E o café colonial do Contemporâneo é uma delas. Servido aos finais de semana, o buffet traz pães, bolos, iogurtes, sucos, frutas, tudo bem fresquinho e saboroso. O preço não é muito “salgado” e o ambiente é agradável. Dependendo do horário é bastante concorrido mas vale a pena, sabe?

Durante a semana, a lanchonete serve salgados, tortas e variedade de cafés, em mesinhas bastante convidativas. Se você tá com aquela preguicinha de pegar o carro e sair do bairro, essa é a sua pedida pra começar o dia com tudo!

Estrada do Galeão, 2811 – Ilha do Governador
Café colonial servido aos sábados e domingos de 8h às 12h
(21) 2463-2053
>> www.contemporaneoilha.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.imagem daqui

Café da manhã servido a qualquer hora do dia é o sonho de muita gente. Quem nunca trocou o almoço por uma mesa repleta de pães, sucos e bolos? De vez em quando pode, vai? A Da Casa da Táta é um desses lugares onde absolutamente tudo cai bem, principalmente os bolos.

Gosto da simplicidade dos pratos servidos, do gostinho de comida caseira, o aconchego do local (é pequenino mas tipo coração de mãe, que sempre cabe mais um).

Rua Professor Manoel Ferreira, nº 89 – Lojas N e O, Gávea
Tel: (21) 2511-0947
>> www.dacasadatata.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.Sou suspeita pra falar do Empório Jardim já que amo de paixão. A unidade do Jardim Botânico, ali na rua Visconde da Graça, faz com que você queira passar horas e horas se deliciando entre um café e outro, saboreando o pão de queijo de gruyére, o croissant de chocolate ou então os ovos marroquinos com pão da casa. O menu é variadíssimo e certamente oferece aos clientes opções para todos os paladares e dietas.

Além da unidade no Jardim Botânico, agora há a opção no Instituto Moreira Salles, que é uma gostosura de lugar. Se você for aos fins de semana e feriados, prepare-se para uma fila de espera (infelizmente não dá pra fazer reserva para esses dias). Durante a semana é mais tranquilo, se você tiver disponibilidade.

Jardim Botânico
R. Visc. da Graça, 51 – Jardim Botânico
Aberto de domingo a quinta de 8h às 22h / sexta e sábado de 8h às 23h
Tel: (21) 2535-9862

Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Aberto de terça a domingo de 11h às 20h
Tel: (21) 3284-7424
>> www.emporiojardimrio.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.

Em um casarão datado da década de 30, que pertenceu ao escritor José Lins do Rêgo, funciona o aconchegante Escola do Pão. O ambiente mistura material de demolição com quadros, decoração kitsch e muito verde (plantas espalhadas ao redor, juntamente com um jardim de inverno). Aos fins de semana e feriados, é servido o famoso café da manhã da casa, que é farto e fresco.

Há 15 anos, Clécia e Elen Casagrande (mãe e filha) estão à frente do estabelecimento, que é oferece – de acordo com muitos veículos especializados no assunto – o melhor café da manhã do Rio de Janeiro. E não é por menos, tudo é absolutamente delicioso e feito com capricho. O preço é puxado massss (tem sempre um mas) vale o investimento.

Rua General Garzon, 10 – Lagoa
Aberto de terça a sábado de 9h à 0h / domingo de 9h às 13h
Tel: (21) 2294-0027 e 3205-7275
>> www.escoladopao.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.imagem daqui

A variedade de pães artesanais e a atmosfera que logo remete o comensal aos bistrôs internacionais conquistam imediatamente o coração de quem busca uma refeição tranquila e inesquecível. Assim é o La Bicyclette. Boa parte dos ingredientes é de origem orgânica, o que confere aos produtos oferecidos na casa um “plus a mais”.

Como o espaço não é muito grande, é preciso chegar cedo e fugir de horários mais concorridos (caso você não queira aguardar muito na fila). Se você curte docinhos, não deixe de pedir o pain au chocolat. Para os vegetarianos, há deliciosos sanduíches também! Confira o cardápio completo clicando aqui.

Rua Pacheco Leão 320 lj. D – Jardim Botânico
Aberto segunda a sexta de 8h30 às 21h / sábado, domingo e feriados de 8h30 às 20h
Telefone: 99531-5010 / 3256-9052
>> www.labicyclette.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.imagem daqui

Ao montar esse post, pesquisei a história de cada café citado. Uma das mais interessantes, sem dúvida, é a do Talho Capixaba. Ninguém imaginaria que o estabelecimento que hoje oferece uma variedade incrível de pães se desenvolveu a partir de um açougue. Isso mesmo! O negócio foi crescendo a partir do comércio de carnes e hoje é um dos lugares mais gostosos para saborear pães e frios. As pastas e antepastos também são um ponto forte da casa, produzidas diariamente. Sem falar na variedade de pães doces e outras gostosuras.

A unidade da Gávea (Talho Café) é uma ótima sugestão para quem está pela região e faz questão de mesa farta. O bolo de laranja ganhou meu coração da última vez que estive por lá.

Leblon
Avenida Ataulfo De Paiva, 1022
Horário de funcionamento a confirmar
Tel: 2512.8760

Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 10
Horário de funcionamento a confirmar
Tel: 2422-1270

>> www.talhocapixaba.com.br

Onde tomar café da manhã gostoso no Rio de Janeiro. Lista completa em https://raquelicias.com.br/.imagem daqui

Conheci a The Slow Bakery recentemente, em uma divulgação da Junta Local. Me apaixonei por tudo. O café nasceu de um projeto colaborativo, onde 163 pessoas (clientes e amigos) contribuíram financeiramente para a concretização do sonho. A panificação sempre foi o carro chefe do negócio, com produção que leva em conta a origem dos ingredientes e o trabalho de quem fornece. Quando o café foi idealizado, houve a preocupação em respeitar essa filosofia, portanto o cardápio é pequeno e sazonal, pra aproveitar o melhor de cada estação, em seu tempo (criação da querida Anna Elisa de Castro).

Ouso dizer que esse é o melhor pão da cidade (destaque para o Rio Sordough). Para conhecer o processo de produção, basta clicar aqui. Ah, vale a pena visitar o café que volta e meia oferece rodas de conversa sobre alimentação, além de reunir produtores da Junta que volta e meia passam pela cidade.

Rua São João Batista, 93 – Botafogo
Aberto terça de 11h às 18h / quarta, quinta e sexta de 11h às 19h30 / sábado de 9h às 15h
Tel: (21) 3563-8638
>> www.theslowbakery.com.br 

.

Se você está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro, não deixe de conferir as sugestões do Expedia Brasil.

O que achou?

4 Comments

  • Brigadeiros e Barcelona
    Posted 23/09/2016 09:46 0Likes

    Já to fazendo pesquisa! O café do alto tá na minha lista desde que eu morava no Rio. É agora ou nunca! hahah

  • Raquel Arellano
    Posted 22/11/2016 10:01 0Likes

    Ahhhhh boa dica! Quero ir lá! 🙂

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.