Creme de Abóbora com Gorgonzola

Ontem postei essa foto no Instagram e as pessoas começaram a pedir a receita, dicas de como cortar abóbora e etc. Daí me dei conta de que não havia um “passo à passo” pra preparar essa sopa cremosa, que cai tão bem em dias mais preguiçosos ou frios. Essa é uma receita fácil de fazer, o mais chato realmente é trabalhar com a abóbora.

siga o GORDELÍCIAS no instagram

Dependendo do tipo de abóbora que você comprar, a casca é muito dura e sim, é um parto descascar. Por isso tem tanta gente que já compra cortadinha e olha eu não vou julgar meeeesmo quem faz isso porque né, “bora” facilitar a vida? Massss se você achou aquele pedaço lindo em conta, não precisa desistir por causa disso. Há alguns truques pra deixar essa receita mais gostosa and tranks de preparar.

Creme de Abóbora com Gorgonzola. Mais em https://raquelicias.com.br/.

Creme de Abóbora com Gorgonzola

Ingredientes

  • 400 g de abóbora (usei abóbora moranga)
  • 1 litro de caldo de legumes (de cubinho ou caseiro – receita aqui)
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho
  • 100 g de queijo gorgonzola
  • Tomilho fresco
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

1. Primeiro passo: preparar a abóbora. Comprei com casca e tudo e resolvi assá-la antes de fazer a sopa. Limpei bem a casca com escovinha e cortei em pedaços menores, tipo cubos/fatias (como nessa foto). Reguei uma assadeira com azeite e acomodei a abóbora, regando com mais azeite e tomilho fresco.

Se você não quiser assar a abóbora, não tem problema algum. Basta lavar bem a casca e cortar em pedaços, cozinhando por 20 minutos em uma panela com água. Ambos os processos vão facilitar muito a nossa vida na hora de descascar.

2. Abóbora assada/cozinha? Pegue esses pedaços marotos e com a faca vá tirando a casca. Em alguns casos ela chega a sair com as mãos, muito lindo! Feito isso, vamos cozinhar novamente mas no caldo de legumes.

*** se você tá trabalhando com a abóbora já limpa e sem casca, pode cozinhar direto no caldo de legumes, viu? ***

3. Cozinhe a abóbora no caldo por 20 minutos. Corrija sal e tempere com pimenta do reino. Eu aproveito pra colocar 1/2 cebola picada grosseiramente e 1 dente de alho filetado, pra dar um gosto. Você vai notar que a abóbora estará desmanchando já. Nessa hora também acrescento o gorgonzola e mexo até que ele desmanche.

4. Por fim, vamos deixá-la cremosa! Com um mixer de mão na própria panela, processo a abóbora com a cebola, alho, tudo que tem direito. Pode usar o liquidificador também, se preferir.

Não precisa de leite, não precisa de creme de leite, nada disso. Salpique pedacinhos de gorgonzola ou ricota defumada (pra deixar mais levinho).

Rendimento: 4 porções

O que achou?

2 Comentário

  • Brigadeiros e Barcelona
    Posted 15/09/2015 13:38 0Likes

    Daqui a pouco o outono chega aqui e eu boto essa belezinha em prática! 🙂

    • Raquel Arellano
      Posted 15/09/2015 15:42 0Likes

      Faz com as abóboras assadinhas! <3

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.