Arroz de Couve Flor (Low Carb)

Quando era pequena, não curtia muito comer legumes e hortaliças, como boa parte das crianças. A gente cisma com a aparência deles, muitas vezes, ou não curte o preparo, enfim, acabei não pegando amor. Mas ainda bem que o tempo passa e a gente muda o paladar, né? Foi assim que me apaixonei por esse arroz de couve flor.

Coloquei entre aspas porque não chega a ser um arroz propriamente dito. Consiste em processar a couve flor de forma que a aparência se assemelhe com o nosso tradicional grão. Gente, como é fácil e gostoso fazer esse prato. Pra turma que tá controlando os ponteiros da balança ou que quer ter uma alimentação mais saudável e balanceada, esse “falso arroz” é uma ótima sugestão visto que a couve flor é rica em vitaminas e minerais (aqui nesse link há uma lista completa dos benefícios pra saúde).

Aproveitei que na cesta da Horto Vitae veio uma couve flor linda e enorme para fazer esse prato.

"Arroz" de Couve Flor (Low Carb). Receita completa em https://raquelicias.com.br/

Arroz de Couve Flor (Low Carb)

Ingredientes

  • 1 couve flor higienizada
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de óleo (para refogar)
  • 1 colher de chá (rasa) de sal

Modo de Preparo

1. Primeiramente vamos higienizar a nossa couve flor. Eu deixo de molho em água filtrada com algumas gotinhas de hidrosteril. Feito isso, escorro a água e corto em floretes (o talo pode ser usado para dar uma incrementada no caldo de legumes, pode usar também na sua sopinha, jogar fora JAMAIS).

2. Em um processador, acomode alguns floretes no copo e acione a função pulsar repetidamente (mais ou menos uns 10 – 15 segundos). A gente quer que os floretes fiquem picadinhos mas que não virem uma pasta. Repita o processo com todos os floretes.

3. Em uma panela média, refogue a cebola, acrescente o alho e sal. Despeje a couve flor na panela e cozinhe rapidamente, por uns 5 minutos.

4. Por fim, acrescente água filtrada (o suficiente para não deixar a couve nadando). Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo. Dê uma vigiada pra não deixar queimar.

Após o período de cozimento, sua couve estará soltinha e macia. Quem quiser, pode acrescentar cenoura ralada nos minutos finais do cozimento.

Se você quiser dar uma variada no “arroz”, pode incrementar com outros ingredientes. Na semana que vem trarei uma sugestão de preparo linda.

Rendimento: 6 porções

O que achou?

4 Comentário

  • Paula Freire
    Posted 02/08/2016 17:40 0Likes

    Fiz e ficou uma delícia. Coloquei muita água, mas quando vi que estava no ponto que eu queria só precisei escorrer o que sobrou dela. Beijinhos.

    • Raquel Arellano
      Posted 08/08/2016 11:11 0Likes

      Fica pronto tão rapidinho, né? <3

  • Paola Craftin Brasil
    Posted 08/11/2016 11:32 0Likes

    Farei hoje!!!! <33

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.