Passeando pela feira que rola todas às sextas aqui pertinho de casa, vi uma bandeja de pepinos pequeninos super fofa e logo pensei que ficariam saborosos e bonitinhos Picles de Pepino feitos em conserva (já estava pensando neles nos vidrinhos, cortadinhos em rodelas e alguns inteiros). Porém, fiquem imaginando que seria super trabalhoso fazê-los, demorado, enfim… até que achei uma receita do chef Felipe Bronze ensinando a fazer a conserva.
siga o GORDELÍCIAS no instagram
Você pode fazer essa base e usar o legume de sua preferência (cenouras, chuchu, rabanete…). Acabei fazendo com pepino e ficou muito bom! Acabei presenteando minha vizinha, que ama picles, e ela disse que estava mais saboroso que os que costuma comprar num empório aqui pertinho. Fiquei me achando, claro. Se você é fã dessa comidinha, corre pra fazer!
Receita de Picles de Pepino
Ingredientes
- 500 gramas de pepino cornichon (ele é menorzinho e mais “poroso” por fora)
- 2 xícaras de água filtrada
- 1 xícara de vinagre branco (usei vinagre de maçã)
- 1 xícara de açúcar refinado (tem que ser o refinado)
- 1 colher de sopa (rasa) de sal
OBS: para fazer em maior quantidade, respeite a proporção 2 partes de água + 1 parte de vinagre + 1 parte de açúcar + 1 colher de sopa (rasa) de sal.
Modo de Preparo
1. Primeiramente, vamos higienizar nosso pepino. Eu costumo lavar bem e deixo de molho com algumas gotinhas de água sanitária pois como vamos consumi-lo com casca e tudo, não queremos que passe nenhuma sujeirinha invisível. Feito isso, corte do jeito que preferir. Se quiser, cortar já em rodelinhas, pedaços inteiros, vai depender o tamanho do seu pepino e do jeito como você quer prepará-lo.
2. Em paralelo, esterilize os potes onde será armazenado o picles. Ferva água em uma panela grande e quando ela ferver, mergulhe os potes de vidro e as tampas nela. Depois, reserve sobre um pano quente. Espere esfriar uns 5 minutos e, então, acomode o pepino ou legume que você estiver usando para a conserva.
3. Em outra panela, misture a água, vinagre, açúcar e sal. Mexa com uma colher rapidamente e deixe a mistura ferver. Quando as primeiras bolhas surgirem, apague o fogo e despeje a mistura sobre o pepino (ou outro legume), até cobri-los. Eu deixo esfriar uns 5 minutos antes de fechar e levar pra geladeira.
4. Armazene a conserva por pelo menos 1 semana antes de devorar seu picles!
Dica: a conserva resiste bem até 1 mês na geladeira. Minha sugestão: deguste depois de 2 semanas de preparo, pois o sabor fica super apurado, na medida certinha!
Rendimento: 1 pote de 600 gramas de picles (sem drenagem)
Eu uso essa mesma receita, mas as vezes faço com pepino japonês cortado em fatias bem fininhas.
Dá pra fazer com ele cortado em palito, fininho… fica a gosto do freguês! 😀
Essa vou salvar para a minha mãe!
UHUL! o/
É necessário o açúcar mesmo? Queria fazer pro meu pai que ama conservas, mas ele tem diabetes. 🙁
Oi, Anne! É necessário porque você faz uma espécie de “calda”, sabe? Pra deixar os pepinos em conserva. Mas olha, de repente funciona com Tal e Qual, aquele adoçante pra uso culinário. Vale o teste! 🙂
Sim! 🙂
vou fazer agora!!!
Acabei de fazer aqui, espero que fique tão gostoso quanto aparenta ???
Oi, Jonas! Depois me conte se curtiu! 😉
Ahh, e ficou realmente bom, recomendo ???
[…] 1. Pepino em conserva fácil de fazer […]
Amei sua receita.
Simples, fácil de entender e preparar.
Na receita você fala de legumes .
Você poderia me dar uma sugestão de legumes que ficaria bom para essa conserva.
Obrigada.
Cenoura, cebola, beterraba… são ingredientes que funcionam muito bem nesse processo de conserva.