Há algumas semanas tive a oportunidade de conhecer o Esplanada Grill, steak house localizada em uma charmosa esquina no bairro de Ipanema desde 1988. Os empresários Bob Coutinho, Jorge Adib, Carlos Rios e Roger Magalhães trouxeram a grife paulistana na década de 80, que desde então se tornou referência pela qualidade dos cortes e atendimento ao cliente. Se você é um apaixonado por carnes, precisa incluir o Esplanada no seu roteiro para um almoço ou jantar.
Créditos da foto: Ricardo Bhering
O restaurante foi um dos pioneiros no Rio a servir carnes exóticas (como javalis e avestruzes). Também um dos mais tradicionais a fazer peixe na grelha, com destaques para o badejo, que pode chegar em espeto, do bacalhau, lentamente assado, do salmão e do linguado de receitas próprias e uma das novas atrações para quem curte os frutos do mar: a moqueca.
No capítulo das guarnições, pelo menos duas fórmulas originais do Esplanada Grill de São Paulo: o arroz biro-biro, precursor do arroz maluco carioca; e a farofa Dolabella, para os que preferem o ovo da farofa à farofa de ovo (é quase um ovo empanado, porque quase não tem farinha, sabe?). Palmito pupunha, aspargos, alho-poró ou batatas a murro são assados com delicadeza para que não percam aroma e ganhem paladar extraordinário com a seleção de azeites da casa, inclusive os trufados.
O almoço contou com algumas sugestões clássicas do cardápio, começando pelo couvert que traz cesta de pães – sendo um deles o pão de queijo, reposto de tempos em tempos. Também foi servida uma porção de presunto ibérico e o delicioso pastrami grelhado (um dos pratos mais saborosos que já experimentei). As opções de entradas são variadas e agradam em cheio aos paladares mais exigentes.
Como o restaurante não é muito grande, você sente logo o cheirinho de carne no ar e já sabe que tem prato vindo pra ti. Foi assim com o costelão de boi. Aquele aroma invadiu as narinas de todos à mesa e a gente já sabia que estava a caminho a grande estrela do dia. A carne assa por oito horas no forno, perdendo mais da metade de seu peso original em gordura, caindo de 11 para 6 quilos.
E mesmo comendo tanto, sobrou espaço para a sobremesa. Sempre sobra, né? Pedi banana frita com sorvete e não poderia ter escolhido melhor. Sabe aquela banana crocante e docinha ao mesmo tempo?
Achei os valores justos para a qualidade dos pratos e para a quantidade servida. Não é aquele tipo de lugar que você paga uma fortuna e come mal, sabe? Sem falar que estamos no coração da Zona Sul, o que já espanta muita gente que pensa “vou ter que deixar um rim pra pagar a conta”, né? Não é o caso aqui no Esplanada Grill, que serve boas opções para vegetarianos também (apesar de ser uma casa de carnes, não deixe de experimentar os risotos, em especial o de palmito e aspargos).
Esplanada Grill
Endereço: Rua Barão da Torre 600 / Ipanema
Telefone: 2239-6028/ 2512-2970
Horário de funcionamento: Segunda à quinta, das 12h às 16h e das 19h à 0h; Sexta e sábado, das 12h à 1h; Domingo das 12h à 0h
www.esplanadagrill.com.br