Comprei umas latinhas de Guinness para fazer um bolo (isso mesmo, um bolo). Usei apenas a metade de uma lata, sobrou um tanto que eu acabei não bebendo porque tava quente demais pra uma Stout. Já tinha feito um picadinho na cerveja preta e lembro que tinha ficado divino. Foi aí que pensei no famoso Beef and Guinness Stew, ou ensopadinho de carne com Guinness. O prato é super famoso na Irlanda e olha, vou te dizer que não é famoso à toa.
Como a Guinness é um pouco difícil de achar (tem época em que ela SOME das prateleiras), sugiro substituir por cervejas do tipo Stout. Ficará tão bom quanto.
Ensopadinho de Carne com Guinness
Ingredientes
- 500 gramas de alcatra (pode usar coxão mole ou patinho)
- 1 lata de Guinness (440 ml)
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 200 ml de passata de tomate
- 300 ml de água filtrada
- 1 colher de sopa de salsinha desidratada
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de sopa de farinha de trigo (cheia)
- 1 cenoura
- 1 batata inglesa (pegar uma grande)
- Pimenta do reino a gosto
- 1 colher de chá de sal (colocar mais sal, se necessário)
Modo de Preparo
1. O primeiro passo dessa receita é deixar tudo picadinho. Primeiro, a carne. Limpe a peça de gordurinhas indesejadas e corte em cubinhos pequenos. Em uma vasilha, coloque a carne e salpique a farinha de trigo por cima, meio que empanando a carne. Reserve.
2. Pique a cebola, alho para o refogado. Descasque a cenoura e a batata e corte em pedaços pequenos, mais ou menos do tamanho da carne. Reserve.
3. Agora é mãos à obra! Em uma panela do tipo caçarola, fogo médio, refogue a cebola e o alho no óleo, sem deixar queimar. Acrescente a carne em duas etapas: selamos uma parte, depois a outra (assim a gente evita que a carne solte muito líquido e acabe cozinhando ao invés de “fritar”, mantendo a suculência e maciez).
4. Na panela em que foi feita a carne, acrescente a cerveja, molho inglês, passata de tomate, água e os legumes picados. Acrescente também a carne já seladinha, cominho, sal e tempere com pimenta a seu gosto. Eu vou provando conforme ela vai cozinhando. Coloque em fogo baixo e deixe apurar por pelo menos 1h. IMPORTANTE: se você perceber que o caldo está secando muito rápido e não chegou nem na metade do tempo de cozimento, acrescente mais água (200 ml mais ou menos).
O ideal é que ao fim do cozimento a carne tenha absorvido o sabor da cerveja e o caldo dê uma leve engrossada. Depois, é só servir!
Rendimento: 4 porções
2 Comentário
Brigadeiros e Barcelona
Que delícia isso! Super combina com o inverninho daqui! Vou provar com a Moritz Epidor!
Raquel Arellano
HMMMMM QUIS!