Polenta com Ragu de Carne

Já fiz essa receita de ragu de carne algumas vezes aqui em casa e meio que se tornou uma das preferidas do marido, que ama saborear a carne desmanchando, repleta de molho, sobre uma massa simples ou então comendo no pão francês! No último fim de semana, resolvi prepará-la com polenta e só digo uma coisa, que casamento perfeito!

Polenta é um “troço” simples de fazer mas que tem alguns segredos como mexer bastante pra que ela não fique cheia de bolotas e grumos de fubá. Dependendo da farinha de milho que você usar, sua polenta terá uma textura mais/menos lisinha. Nessa receita usei uma mais grossinha e como queria mais firme (pois ia fritar as sobras) usei menos água. Já estou com saudades do domingo!

Polenta com Ragu de Carne

Receita da Rita Lobo com pequenas adaptações

Ingredientes

Para a polenta

  • 2 xícaras (chá) de fubá ou de sêmola de milho
  • 9 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 4 colheres (chá) de queijo parmesão ralado

Para o ragu

  • 1 kg de músculo (limpar bem tirando gorduras e aquelas pelancas)
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 lata de tomates pelados (ou 4 tomates sem pele)
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1,5 l de água

Modo de Preparo

Para a polenta

1. Numa panela grande, aqueça a água em fogo médio. Quando ferver, acrescente o sal e abaixe o fogo.

2. Com uma colher, mexa delicadamente a água, como se fizesse um rodamoinho. Com a outra mão, pegue um punhado de fubá (ou de sêmola de milho) e solte aos poucos, num fio constante. Acrescente todo o fubá seguindo esse jeitinho e mexa bastante por cerca de 20 minutos. Se preferir, pode usar um fouet pois evita que os grumos se formem (a polenta fica mais lisinha).

3. Acrescente o queijo parmesão e misture bem até que ele derreta. O ponto da polenta é quando começar a desgrudar das paredes da panela.

Para o ragu

1. Depois de limpar a peça de carne, corte-a em cubos grandes. Pique a cebola e o alho grosseiramente. Aproveite também para picar a salsinha e cebolinha. Reserve.

2. Aqueça uma panela de pressão em fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo e refogue o alho com a cebola sem deixar queimar. Acrescente então o músculo e tempere com sal. Quando a carne estiver dourada, acrescente o extrato de tomate e a latinha de tomate pelado, deixando cozinhar por uns 5 minutos. Feito isso, despeje a água, tampe a panela de pressão, diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por 45 minutos.

3. Passados o tempo de cozimento (e com a panela já sem pressão), destampe. Retire parte da carne da panela e desfie com um garfo (eu faço esse processo na própria panela). Esse é o momento para remover aqueles possíveis nervinhos que sempre ficam no músculo. É também o momento para corrigir o sal, caso a colherada da receita não tenha sido suficiente.

4. Retorne com a carne desfiada para a panela, acrescente os “verdinhos” e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. O segredo do sabor é o cozimento lento, vai por mim.

Polenta com Ragu de Carne. Receita completa em https://raquelicias.com.br/.

Parte do caldo vai secar e se transformar em um molho encorpado e saboroso. Para montar o prato, basta colocar uma generosa porção de polenta no prato e uma farta colherada do ragu por cima. Daí é só correr pro abraço.

>> A receita da polenta frita vai pintar em breve aqui no Gordelícias! <<

Rendimento: 4 porções

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.