Organizando Facas de Cozinha

Antes de mostrar como foi o processo de transformação da minha cozinha, que está praticamente pronta, gostaria de compartilhar com vocês algumas referências e pesquisas que fiz para chegar ao modelo ideal, dentro das possibilidades. Como falei nesse post, optei por não fazer obras muito grandes, como trocar piso e azulejos, já que não havia a menor chance de esperarmos muito tempo antes de nos mudarmos – assim como não havia a menor condição de morarmos em uma casa com quebra-quebra e poeira por todo lado.

Armários instalados, nova bancada, chegou a hora de organizar os utensílios. Ao mesmo tempo em que é uma delícia começar do zero, pode ser um pouco desesperador ter tantas miudezas e não saber onde colocar. Calma, é normal ter um monte de caixas espalhadas pela casa enquanto vamos pensando e organizando tudo nos devidos lugares. Aproveite o momento também pra fazer aquela “faxina” no que ficou de lado no último ano. Por aqui, acabo recebendo alguns presentinhos e renovo de tempos em tempos os apetrechos. Costumo doar bastante coisa, seja para amigos ou para instituições que necessitam de ajuda.

Essa semana decidi pôr fim a um empasse “decorativo-organizacional”: a armazenagem das facas. No meu antigo apartamento não podia fazer muitos furos na parede e acabei deixando tudo na gaveta, o que acaba não sendo legal porque as facas ficam empilhadas, sem falar que você não visualiza muito. Por isso, aproveitei a nova cozinha e resolvi instalar uma barra magnética. A barra está pra chegar, assim que eu instalar compartilho ~ibagens~ com vocês.

Estou buscando uma com mais ou menos 30 cm, que encaixaria perfeitamente em um cantinho que deixei na bancada. Vocês curtem a ideia? Separei algumas referências, deem uma olhadinha:

Na imagem acima, além da barra magnética, há também duas barras para organizar outros utensílios, pendurados por ganchinhos. Gosto tanto da praticidade quanto da maneira com a qual o material fica disponibilizado de forma decorativa. É um pouco “caótico” mas fica tão “vivo”, né? Imagem daqui.

Sabe aquele jogo de facas que você achou super bonito, tão bonito que é um crime deixar tudo escondido na gaveta? Coloca pra jogo na cozinha! Ficou um charme na barrinha magnética, ainda mais se sua cozinha for clean! E se não for também, fica maravilhoso. Imagem daqui.

Mais um exemplo de como a barra fica bonita em paredes limpas, branquinhas. Nessa daqui as facas já são mais discretas e dá pra ver certinho como faz diferença em termos de manutenção deixar as facas em ímãs – você protege mais o fio das facas. Imagem daqui.

Mas quem disse que as barras precisam ser daquele jeitão sóbrio? Clicando aqui você encontra um tutorial de como fazer uma barra rústica utilizando ímãs e madeira (como o da imagem acima).

.

Na minha busca por referências para organizar as facas, encontrei essa imagem que reúne alguns tipos de facas e como você pode usá-las no dia à dia. Tem até dica de corte e como manejar as queridas facas, que necessitam de alguns cuidados tanto para armazená-las quanto ao manuseá-las.

Tá em inglês porém dá pra entender bastante coisa só pelas imagens. Prometo que vou tentar traduzir essa imagem e disponibilizá-la pra download aqui no blog! <3

Você tem alguma dica de organização que gostaria de compartilhar ou ver aqui no blog? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.