Raquelícias Indica

Review: testando a AirFyer – fritadeira sem óleo

Brinco dizendo que minha casa está se tornando um espaço repleto de tecnologias, principalmente no que tange à culinária. É processador de última geração, máquina de fazer sorvete, máquina de pão… E agora uma airfryer. Namorei durante muito tempo esse equipamento pois sempre pensava “tá mas eu nem como tanta fritura assim”. Daí eu pensava no tamanho da coisa, onde guardaria, quantas vezes utilizaria o produto, se valeria a pena o investimento. Cheguei a colocar a pobrezinha várias vezes no carrinho de compras virtual, sempre desistindo no último segundo.

Até o dia em que recebi a airfryer de presente de um amigo, para que eu pudesse conhecê-la e dar minha opinião aqui no Gordelícias. Lógico que morri de felicidade e tratei logo de selecionar algumas receitas para experimentar. O modelo utilizado é esse aqui da foto:

Review Airfryer | Gordelícias

AirFryer Premium da Mondial

O que o fabricante promete:

Através da tecnologia de aquecimento do ar mais a circulação rápida no interior do compartimento, a Air Fryer Mondial prepara diversos tipos de receitas, deixando os alimentos mais crocantes, macios e saborosos. E ainda melhor: sem cheiro de fritura e sem fumaça.

A Air Fryer Mondial é fácil de manusear e de limpar, segura e econômica. Tudo isso porque os alimentos são preparados sem óleo e as peças que compõem o produto são removíveis. Além de ter um separador de alimentos que permite fazer mais de uma receita por vez.

Mas e na prática, será que é isso mesmo? Tentei dar uma variada nos alimentos que testei e seguem algumas impressões:

– pastel “frito”: você já fez pastel assado no forno? Ele fica tipo uma empanada, certo? Na airfryer, fica bem parecido porém um pouco mais seco. Me deram o papo de passar um pouco de azeite nele pra deixar mais crocante. Não achei ruim mas passou longe da delícia que é pastel frito. Reprovada.

– nuggets: fazia um bom tempo que não comprava aqueles empanados de frango de caixinha. Peguei um da Sadia, aquele que promete ser mais crocante. Dez minutos de cada lado (você espera o timer avisar e vira os nuggets de lado para dourarem por igual), a 200ºC. Ficam PERFEITOS e nada encharcados, como ficam quando a gente frita. Aprovadíssimo.

Review Airfyer | Gordelícias

– kibinho: no mesmo dia dos nuggets, também rolou kibinho. Comprei uma caixinha da Sadia, que gosto bastante apesar de gordurosos (pequenas indulgências). Achei fantástico o resultado na airfryer. Toda a gordurada que a gente acaba consumindo quando frita acaba ficando de resíduo no fundo do cestinho. Eles saem sequinhos por fora e suculentos por dentro. Aprovada de pé.

Review Airfryer | Gordelícias

– coxinha de frango: acabei não tirando uma foto tão legal no dia, apenas a que postei no Instagram. Temperei as coxinhas como de costume e acomodei cada uma no cestinho da airfryer. Configurei o preparo para 10 minutos de cada lado, a 200ºC. O resultado foi muito bom! Casquinha crocante e macia por dentro. E a gordura acaba ficando depositada no fundo do cesto. Aprovada com louvor!

– batata rústica: no mesmo dia em que fiz os franguinhos, preprei batatas rústicas. Lavei bem as batatas, cortei em cubinhos e temperei com azeite, sal moído na hora e alecrim. Dez minutos com pausa para dar uma mexida nas batatas, a 200ºC. Fiz batata inglesa e doce e ficaram muito deliciosas! Aprovada.

– bolinho de bacalhau: recorri aos bolinhos congelados e postei o resultado no Instagram. Recomendavam tirar um pouco dos cristais de gelo que acabam formando ao redor do alimento. Usei um guardanapo e passei um pouquinho de azeite também. Eles ficaram crocantes porém pálidos e depois que esfriou ficou um horror. Aprovado-reprovado, sabe? Meio lá e meio cá.

.

Alimentos que já possuem algum tipo de gordura, como os congelados que utilizei, ficam mais saborosos. No caso de batatas ou algum outro alimento mais seco, recomenda-se utilizar um pouco de azeite ou óleo para “besuntar” antes do preparo. Queria ter feito pães de queijo mas não consegui a tempo de fechar o post.

Sabe o que é mais legal? Saber que existe um site repleto de receitas e truques para tirar o melhor proveito da sua airfryer. O Maurício Rodrigues produz com muito carinho o maravilhoso Fritadeira Sem Óleo (que também é parceiro aqui do blog). Tem receita de tudo, galera. Doces, salgados, até bolo você faz nessa máquina, tá pensando o que? E pra quem quiser tirar dúvidas, compartilhar experiências e etc, há também um grupo no Facebook onde as pessoas falam praticamente tudo sobre a airfryer.

Meu veredito? Vale muito a pena! Salgadinhos em geral caem muito bem, burger, franguinho, sem deixar a casa com aroma de gordura por uma década. Infelizmente nem todos os quitutes super funcionam ou ficarão iguais aos fritos em fogão convencional (tipo pastelzinho) porém os benefícios são maiores que os malefícios, na minha humilde opinião. E a conta de luz nem vem um absurdo de cara, viu?

Se você tem $$$ para investir nesse aparelho, vai fundo! E delicie-se nas receitinhas que existem por aí!

Raquel Arellano

Cozinheira amadora e contadora de histórias. Apaixonada por maionese caseira, pão com ovo mexido e receitas afetivas.

Você também pode gostar...

15 comentários

  1. Clarissa Resende diz:

    Tenho uma dessa e comprei justamente depois de conhecer o blog do Maurício. Vale muuuuito a pena com as receitas dele. Uso tido dia agora, esquento pão, pão de queijo, faço omelete, ovo “frito”, etc. Marido outro dia soltou: como a gente vivia sem isso? Kkkkk e olha que a gente NUNCA fazia fritura em casa.

    1. Que depoimento bacana, Clarissa! O blog do Maurício realmente é um achado, lá tem MUITA coisa! Fiquei passada que tem até bolo, minha gente!

  2. Raquel, tenho uma dessas da Mondial, o que mais gosto de fazer nela é carne (lembrando que, precisa ser um filé um tanto quanto grosso, para que não fique uma sola de sapato), linguiça calabresa fatiada com cebolas e a linguiça toscana ficam sensacionais.

    Comprei mandioca congelada para fritar, não gostei, e também não fui muito fã do pastel feito nela, mas, eu confesso que estou completamente apaixonado por ela.

    O blog que vc indicou, inclusive, é de onde tiro minhas receitas e, foi lá que fiz a minha escolha por qual produto compraria.

    1. Quero testar aipim, tô com uns aqui mas ponderando. Também não gostei do pastel mas amei os salgadinhos congelados! Vou experimentar a linguiça e carne no fim de semana! Será que rola um filé aperitivo?

      1. Já fiz mandioca tbm, das congeladas, não rolou bem… inclusive, apanhei bastante até que as minhas batatas palitos ficassem boas….

        Faça a linguiça calabresa bem fininha para aperitivo tbm vai ficar show!!!

        1. Rafael, fiz mandioca esse fim de semana aqui em casa. Cozinhei e guardei na geladeira, depois levei pra airfryer sem besuntar na gordura nem nada. Dez minutinhos de cada lado e ficaram PERFEITOS! Tenta fazer sem congelar!

          Vou testar em breve a linguiça!

          1. Raquel, obrigado pela dica, vou fazer do modo tradicional e deixar essas congeladas pra lá!!!

  3. Eu tenho uma Air Fryer, mas tenho aquela da Polishop que é da Walita. Já faz bem uns 2 anos e não tenho o que reclamar. Faço pão de queijo por exemplo BEM mais rápido que no forno convencional.
    Sabe aqueles filezinhos congelados da Sadia que já vem temperado? Pois eu coloco congelado mesmo e fica uma maravilha hahaha.
    Sou muito fã de air fryer.

    1. Quero experimentar pão de queijo! Devo fazer uma receitinha aqui em casa e congelar, depois “asso” na airfryer! Conto depois aqui no blog!

  4. Maria Carolina Urizzi diz:

    Minha dúvida é justamente com relação à marca… pois qdo passa a propaganda da Polishop, eles ressaltam o qto a tecnologia da Philips-Walita é superior às outras (e no caso, o valor então… bota superior nisso! rsrs), algum comentário gente???

    1. Carol, dá uma olhada no site “Fritadeira Sem Óleo” (mencionando aqui no post). Lá tem alguns reviews e comparativos entre as principais marcas. O Maurício entende bem do assunto e pode tirar essas dúvidas com os posts já publicados! 🙂

    2. Então, baseado nos comentários do Maurício (Fritadeira Sem Óleo) eu comprei a MONDIAL e não me arrependo, o custo benefício é muito satisfatório. Claro que, se você puder, compre, com garantia estendida só por “garantia”. Recomendo a Mondial fortemente.

      O caso da Philips Walita, acho que é o mesmo caso do Juicer da marca, era o mais caro, mas, as outras marcas faziam exatamente a mesma coisa e com isso a Philips acabou perdendo uma grande faixa de mercado se dizendo a “inovadora” e colocando o preço lá no espaço!

    3. Jeniffer Brasileiro diz:

      Eu comprei da Mallory, bom eu ganhei…kkk e estou amando. Quando preciso fazer alguma receita que necessitaria do cesto, eu coloco papel alumínio ou alguma forma que caiba.

  5. AirfryerFritadeira diz:

    Posso dizer que fazer batata frita congelada na fritadeira sem óleo da Mondial, ficou muito boa e crocante, referente a salgadinhos tipo coxinha,ele fica bem douradinho, mais também depende muito da qualidade do produto que for comprar,pois tem marca que fica horrível, quando se faz na fritadeira sem óleo,mais de resto, estou contente e com um resultado bem satisfatório. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.