Uma das receitas mais pedidas aqui no blog há tempos é o molho pesto. Você certamente já foi em algum restaurante que servia massa com o pesto. Aquela massa esverdeada por conta das folhas de manjericão, salgadinha por conta do queijo e do sal, levemente crocante por conta das nozes ou pinolis moídos.
Segundo a Wikipedia:
Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta.
O mais importante é que os ingredientes devem ser moídos num almofariz de mármore com a mão de madeira, começando por moer o manjericão com sal grosso marinho e juntando depois os outros ingredientes; esta é a origem do nome do molho – moer, em língua italiana, diz-se “pestare”.
Depois dessa aula de história, voltemos à realidade. Você tem manjericão lavadinho. Mas não tem pinoli. Nem queijo pecorino. Mas tem nozes e parmesão. Então chega mais que tá tudo certo pra fazer HOJE esse molho incrível.
Molho Pesto
Ingredientes
- 1 maço de manjericão fresco (vamos usar apenas as folhas)
- 50 g de queijo parmesão
- 30 g de queijo pecorino (se não encontrar, pode usar mais do parmesão)
- 30 g de nozes (ou pinolis)
- 100 ml de azeite (vai muito mesmo)
- 1 dente de alho
Modo de Preparo
1. A receita original pede que soquemos as folhas com o sal em um pilão. Mas não temos. Então vai tudo no processador mesmo. Acrescente o azeite, até que esteja tudo bem cremosinho.
2. Coloque as nozes e o queijo por último. Nós queremos que o molho tenha pedacinhos ao saborearmos.
3. Reserve o molho em um recipiente e a cada vez que usar, coloque um pouco de azeite para que ele esteja sempre “coberto”. O azeitei vai ajudar na durabilidade do seu molho, que pode ficar na geladeira em até 3 dias – se sobrar alguma coisa.
Rendimento: 1 pote de 300 gramas.
Tempo de preparo: 30 minutos.
Pesto honesto é o pesto brasileiro! =D
Esperei ansiosamente por isso 🙂
EBAAA! Postei pensando em você!
Fiz ontem!!!! Mas dei uma regionalizada, rs, troquei as nozes por castanhas da amazônia (antiga castanha do pará, rs). ficou uma delícia. só acho que exagerei na quantidade de castanha… rs. adorei!!!!! vou testar agora com manjericão roxo, deve ficar muito bom e cheiroso. 😉
Deve ficar muito bom! <3