Risoto é um prato que vai muito bem sozinho, dependendo dos ingredientes que vão nele, ou acompanhando peixes e carnes. Por aqui, num desses domingos bem quentes, acabei assando um salmão defumado e pra quebrar esse sabor da carne, busquei nos meus arquivos um prato com toque ácido. Acho que combina bastante.
Já tinha feito um arroz cremoso de limão e dessa vez lancei um risotinho. Escolhi o limão siciliano pelo perfume e sabor da fruta (que é levemente adocicada). Dei uma exagerada de leve no queijo parmesão e posso dizer que ficou perfeito. Experimentem e depois me contem!
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookRisoto de Limão Siciliano
Tempo de Preparo: 1h
Rendimento: 4 porções fartas.
Ingredientes
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1/2 cebola picadinha
- 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa extra para finalizar
- 1/4 de xícara de pisco (pode usar vinho branco também)
- Suco de 1 limão siciliano
- 1 litro de caldo de legumes
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
1. Primeiramente, vamos fazer nosso caldo de legumes. Em 2 litros de água filtrada, acrescente 1 talo de salsão, cenoura, cebola, 2 folhas de louro e sal. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.
2. Com o caldo pronto, vamos ao risoto em si. Doure a cebola em fogo médio pra baixo na manteiga, até que ela murche mas continue transparente.
3. Acrescente o arroz ao refogado, sem lavar. Dê aquela fritada básica e acrescente o pisco ou vinho branco. Quando notar que ele evaporou, acrescente duas conchas do caldo de legumes morno e deixe cozinhar até que seque. Repita o processo até o caldo acabar.
4. Nas últimas conchas, acrescente o suco de limão e deixe apurar. Depois, é hora de finalizar o risoto com a colherada de manteiga + queijo parmesão.
5. O ponto do risoto é quando ele ainda estiver bem cremoso, com um pouco de caldo até. Se deixar secar muito, ele fica igual a um “cimentão” e não é isso que queremos.
PS: o caldo de legumes dura na geladeira mais ou menos 5 dias. Congelado, até 3 meses. Você pode colocá-lo em forminhas de gelo para economizar espaço e facilitar o uso no dia a dia.
E se sobrar risoto e você não souber o que fazer, aqui nós ensinamos a fazer um bolinho de risoto delícia.
3 Comentário
Sofia
Fiz e amei! Super fácil, delicioso e azedinho na medida certa! Com certeza virou um dos favoritos aqui em casa!
Raquel Arellano
Ebaaaa! <3
Cecilia
que delicia!!!Vou testar este risoto hoje sexta feira santa 🙂 Venha conhecer nosso novo blog também!!Abraços
http://frigideirasmagicas.com/