O Melhor Bolo de Chocolate Sem Glúten do Mundo | Raquelícias
Bolos e Tortas Sem Glúten

O Melhor Bolo de Chocolate Sem Glúten do Mundo

Não sei se vocês lembram, mas ano passado postei aqui uma receita linda de foccacia sem glúten, que aprendi com a Aline Tavares do Be My Guest/ Caverna. A mistura de farinhas sem glúten dela é imbatível e acho que todos os celíacos deveriam conhecer, fazer e usar para todo o sempre.

Não vou entrar nessa onde de que o glúten é o vilão da vez. O que eu sei é que existe uma galera REALMENTE intolerante [aka celíacos] e todo mundo merece comer um bom bolo de chocolate na vida.

Provei esta receita na aula de pães e bolos sem glúten da Aline e, diferente dos outros bolos sem glúten que eu já tinha comido, esse tinha uma textura IGUALZINHA aos bolos com farinha de trigo. Fiz ano passado pro aniversário da Carol [minha amiga celíaca] e tive que repetir este ano, com foto pra mostrar pra vocês.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

O Melhor Bolo de Chocolate Sem Glúten do Mundo | Raquelícias

O Melhor Bolo de Chocolate Sem Glúten do Mundo

Receita da Aline Tavares

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 + 3/4 de xícaras da farinha mágica sem glúten [receita aqui]
  • 3/4 de xícara de cacau em pó
  • 1 + 1/2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo vegetal [ou manteiga, como preferir]

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno.
  2. Unte com óleo ou manteiga e enfarinhe uma forma de cerca de 22cm de diâmetro e 6cm de altura. Use a mesma farinha sem glúten que será utilizada na receita.
  3. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos [açúcar, farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal]. Reserve.
  4. Em outra tigela, bata os ovos [na mão mesmo, com garfo ou fuê].
  5. Aos ovos batidos, acrescente o óleo e o leite. Bata mais um pouquinho.
  6. Misture os líquidos aos secos até obter uma massa uniforme. Misture com vontade, usando uma colher de pau. A massa é um pouquinho mais líquida que as comuns. Relaxa que vai dar tudo certo no final.
  7. Asse o bolo em forno médio por 30-35 minutos ou até que, quando espetado, o palito saia limpinho.

Para fazer o bolo da foto, dobrei a receita. O recheio do bolo da Carol foi de nozes e a cobertura, de brigadeiro. Sem glúten, com amor.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

Raquel Loback

Especialista em viagens, crafter, propagadora de amor, esmagadora de felinos e cozinheira vegetariana. Ama internet, mas não ama computadores. É do tipo que ainda escreve cartas e sonha em conquistar o mundo.

Você também pode gostar...

33 comentários

  1. Cecilia diz:

    Que coisa linda! Terei que testar ????

  2. Aline Brandão Cavalcante diz:

    Não gosto de coco, como faço pra substituir?

    1. Não entendi, Aline. A receita não leva coco! ;/

      1. Aline Brandão Cavalcante diz:

        My mistake, comentei na aba errada :~

        1. Tranquilo (rs)!

  3. Thais diz:

    adorei, mas posso fazer com adoçante?

    1. raqz diz:

      Oi, Thais! Não uso adoçante… Não sei como usar. Se preferir, pode usar açúcar mascavo nesta receita, mas recomendo manter pelo menos 1 xícara de açúcar branco ou trocar o cacau em pó por achocolatado, senão o bolo fica muito amargo.

  4. raqz diz:

    Oi, Rosana! A receita do post é exatamente a que faço por aqui. Se o gosto ficou muito forte pra você, tente reduzir somente esses ingredientes e ver o que acontece!

  5. […] adaptada, achei no blog original de […]

  6. Renee diz:

    Oi amada, só entrei pra te agradecer muitooooo pq finalmente encontrei uma receita sem gluten e sem lactose (adaptei) que ficou simplesmente PERFEITA! Faço no lanche do meu filho pq o amiguinho da escola é intolerante e eles amam. Parabéns. Uso demerara no lugar do açúcar comum, leite vegetal (de amendoas ou castanhas) e usei um pouquinho menos de bicarbonato e sal. Ficou impecável! Obrigada!!!

    1. Obrigada pelo feedback, Renee! Bom saber que rola de adaptar a receita também! 😉

    2. Maria Alice Campagnoli Otre diz:

      Alguma sugestão no lugar do ovo? Meu filho tb ñ pode….

  7. Karina Souza diz:

    Q tristeza….meu bolo ficou uma porcaria…fiz igualzinho a receita…transbordou na forma e ficou mole igual chiclete…n consigo entender o que fiz de errado =….( n deu nem pra comer..foi tudo pro lixo =/. O q sera q aconteceu…

    1. Oi, Karina! Será que você seguiu todos os passos certinho? Forno, forma? Ordem dos ingredientes?Preparo da farinha sem glúten? Por aqui, já fizemos e refizemos esse bolo algumas vezes e é sempre sucesso garantido. Tenta de novo? 🙂

  8. Ana Paula Ribeiro diz:

    Amei!!! Simplesmente delicioso o bolo. A receita ficou melhor do que a com farinha de trigo normal. Recomendadissimo!!!!!!
    Bjs Ana

  9. Deborah Castor diz:

    ameiiiiiii! muito simples, o meu deu certinho, usei oleo de coco, açucar mascavo, farinha de arroz e quinoa em flocos e leite de arroz! Gratidão

  10. Angelica diz:

    qual temperatura do forno?

    1. Oi, Angelica! Forno a 180 graus! 🙂

  11. Oi, Lara! Que triste que você não curtiu. Por aqui, já fizemos esse bolo seguindo a receita à risca e sempre tivemos bons feedbacks. Em relação ao sal, fica bem ao gosto mesmo… a sugestão era 1 colher de chá mas a gente percebeu que 1/2 colher era mais apropriado mesmo. E o bicarbonato… ele acaba dando a maciez que o bolo perde por não ter glúten. Tiramos 1/2 colher da receita mas não faz tanta diferença.

    Uma pena que você não curtiu. Se topar, experimenta fazer novamente, com esses ajustes na receita! <3

  12. […] Nunca ouviu falar em goma xantana? Eu também não. Encontrei nas de produtos naturais aqui no Curitiba . Esse é o ingrediente mais importante da farinha sem glúten. Não dá pra substituir .  Fonte […]

  13. Natalia Angelica diz:

    O bolo sem gluten pode ser assado no forno normal, aonde asso meus bolos com farinha de trigo?

    1. Oi, Natalia! Ótima pergunta! Dei uma pesquisada pra entender um pouco mais sobre a contaminação que pode ocorrer em utensílios e demais equipamentos usados para cozinhar. Há sempre o risco, sim. Não encontrei muita coisa específica para fornos, porém. Vou conversar com a minha nutricionista e esmiuçar mais esse assunto. Quem sabe vira um post no blog.

      1. Natalia Angelica diz:

        Obrigado, fico no aguardo.

  14. Oi, Gabi! Nunca testamos fazendo essa alteração nessa receita. Como ela é bem amarradinha, não sabemos se vai mudar o resultado final.

  15. Neide Alves de Souza diz:

    Parabens!!!! adorei o bolo ficou perfeito.. Obrigada..

    1. Neide Alves de Souza diz:

      eu fiz com agua .. ficou super macio

  16. Verônica Duarte diz:

    Posso substituir o cacau por chocolate em pó?

    1. Nunca testei, Verônica. Mas eu acredito que possa sim! 🙂

  17. Rosangela diz:

    Olá Raquel, estou chegando por aqui agora. Tentei abrir o link do mix de farinhas sem glúten, mas deu erro. Onde posso encontrar a receita do mix?

    1. Oi, Rosangela! Os links estavam quebrados, já corrigi. Me conta depois se deu certo? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.