É com muita alegria que escrevo esse post. Pela primeira vez, vou participar do Mistura, o maior festival gastronômico da América Latina! \o/ E pra deixar tudo ainda mais feliz, o festival acontece no Peru, o segundo país que mais amo nesse mundo. Que alegria é poder visitar esse lugar mágico duas vezes no ano. Acho que vou ficar mal acostumada…
Bom, deixa eu contar pra vocês o que é o Mistura. Trata-se de um festival gastronômico que é orgulho para o povo peruano. Você certamente já ouviu falar bem da culinária dos nossos vizinhos, certo? Já ouviu falar na importância do chef Gastón Acurio, que foi um dos responsáveis pela propaganda positiva dessa culinária para o resto do mundo. E se já teve a oportunidade de degustar os pratos típicos, sabe bem o que estou falando. A riqueza nos sabores, as combinações tão certeiras e a criatividade na hora de compor os pratos, tudo isso elevou a cozinha peruana a uma das mais elogiadas de todos os tempos.
O festival acontece em Lima, em uma localidade chamada Costa Verde. Bem pertinho do mar, como vocês podem ver nas fotos. Durante 10 dias, agrigultores, chefs, confeiteiros, estudantes, apaixonados por cozinha se reúnem para prestigiar a culinária peruana. Em sua sétima edição, o lema é: come rico, come sano, come peruano. Traduzindo: coma uma comida deliciosa, coma uma comida saudável, coma a comida peruana. Podexá que eu faço esse sacrifício… 😉
Esse ano, tive a oportuniadade de conhecer diversos pratos da culinária peruana, que ao longo dos anos recebeu muitas influências de outras cozinhas, como a oriental e européia. É impressionante a quantidade de ingredientes incríveis que esses caras usam. É batata roxa, grande, pequena, de bolinha colorida (BRINKS), os grãos, minha gente, é de enlouquecer visitar os mercados municipais. Pra quem quiser ver algumas fotos, no meu outro blog compartilho alguns registros (inclusive os de comida). Na volta do Mistura, prometo inundar vocês de fotos e posts dedicados aos hermanos peruanitos!
Para saber mais: mistura.pe.