Comidinhas do Mundo: Pastel de Belém

Hoje tem participação especial aqui no blog. A convidada é a Yona Hopkins, que mora na terra do “vira vira” e de tantas delícias. Volta e meia fico sonhando com uma viagem à Portugal, pensando em todos os lugares lindos e históricos que a gente pode visitar por lá. E como não sou boba, também fico a imaginar todas as gostosuras que a gente pode provar.

É sobre uma dessas gostosuras que a Yona falará aqui no blog, o famoso Pastel de Belém.

***

Quando disse que iria morar este ano em Lisboa, quase todo mundo me disse: “Come um pastelzinho de nata por mim?!”. A minha resposta foi que se eu comesse por todos, voltaria rolando para o Brasil!

Fato é que o pastel de nata é o doce mais popular da culinária portuguesa. O doce está presente em quase todas as cafeterias, restaurantes, mercados. Mas há um em especial, onde a receita é um segredo exclusivo, e o pastel é a sua especialidade que lhe confere inclusive o nome: é a fábrica dos Pastéis de Belém, existente desde 1837.

Situada em Belém, a fábrica está sempre cheia de pessoas à espera de um pastel quentinho. Para mim, o ideal é comprá-lo e logo degustá-lo, povilhado com açúcar e canela!

No site oficial, ao clicar em “Visita“, você pode assistir a um vídeo que mostra como é feito o pastelzinho. É incrível a rapidez e o cuidado ao produzir tantas fornadas do doce. Vale o clique!

Os pastéis são tão famosos por aqui que há um concurso anual para eleger o “Melhor Pastel de Nata”. O campeão de 2012 é foi o da Pastelaria Aloma.

Querem conhecer o vencedor desse ano? Só clicar no vídeo aqui ou no player abaixo:

E para reforçar ainda mais a sua fama, o pastel de nata foi eleito uma das 11 especialidades do mundo, selecionadas pelo site de viagens Lonely Planet (super recomendo este site e seus guias de viagem) para fazer para da lista das Melhores comidas de rua pelas quais vale a pena esquecer a dieta!

***

Já está nos planos comer pelo menos uns cinco visitar a fábrica desse doce maravilhoso!

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.