Tem mais ou menos umas duas semanas que a amiga Victoria compartilhou no Facebook uma receita daquelas que a gente sempre sonha em ter: a famosa pipoca doce, feita nas ruas, pelos pipoqueiros amados. Os comentários eram os melhores do mundo: gente emocionada por, finalmente, descobrir o segredinho da pipoca marota. Fiquei super animada pois além de ser pipoca doce, era aquela pipoca vermelhona, que eu fui ver pela primeira vez em São Paulo – aqui no Rio, pelo menos na capital, ela é caramelada apenas.
Gente, não é que essa receita fica IGUAL à pipoca da rua? Pela quantidade de óleo, você jura que vai dar errado – até a primeira pipoquinha estourar, foram mais ou menos 20 minutos de espera. Mas quando estoura… JESUS! Ah, essa quantidade rende muita pipoca! Chame um batalhão pra comer, viu?
Pipoca Doce de Pipoqueiro
Receita do Tudo Gostoso
Ingredientes
- 1 xícara de milho para pipoca
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de água filtrada
- 1 colher (sopa) de corante vegetal alimentício vermelho
- 1 colher (sopa) de leite de coco
Modo de Preparo
1. Em uma pipoqueira, acrescente todos os ingredientes listados. Mexa com uma colher e aguarde – em fogo baixo – a pipoca estourar. Se não tiver pipoqueira, use uma panela grande mas vigie bastante para que a pipoca não queime.
OBS: usei corante vermelho líquido. Ficou BEEEEM vermelho, se quiser menos cor, use menos quantidade. Se não tiver corante, pode fazer também que fica gostoso do mesmo jeito.
2. Quando a primeira pipoca estourar, mexa a pipoca para evitar que queime. Se estiver usando uma pipoqueira, é só rodar aquela manivela. Você vai perceber que o milho caramelado ficará bem resistente. É assim mesmo.
3. Quando a pipoca estourar por completo, despeje-a em uma forma antiaderente e com uma colher, separe os grumos caramelados. Espere esfriar um pouco antes de servir. O sabor fica muito melhor com ela morna.
Rendimento: porção para 4 – 6 pessoas.
18 Comentário
Renata Almeida Costa
Melhor feed recebidopor e-mail da vida!!! Raquel, pergunta “tosca”. Onde a gente compra o corante vegetal? Em casa especializada em doce?
Raquel Arellano
Gostou das novidades? <3
Costumo comprar o corante em lojas de produtos para confeitaria. É o lugar mais indicado para comprar esses produtos. Você vai encontrar líquido, em gel e em pó. Sempre uso o líquido mas comprei em gel pra experimentar. Em breve conto como foi.
Renata Almeida Costa
Gostei muito! Feed do Gordelícias é amor <3.
Vou dar uma procurada porque mesmo morando num dos bairros mais bem estruturados de SP aqui não tem UMA loja desse gênero (confeitaria, chocolates e afins..). Obrigadinha
Ana Flavia Barbedo
Uso nescau ao invés do corante!!! E canela ao invés do coco! Fica escandaloso!
Raquel Arellano
Quanto de nescau, Ana? Conta pra gente! 🙂
Ana Flavia Barbedo
1 colher de sobremesa…
Sofia
é possivel substituir o leite de coco por outro ingrediente?
Raquel Arellano
Acredito que não, Sofia. Pelo que entendi, o leite de coco é que dá o toque especial.
Raquel Arellano
É difícil não queimar sem pipoqueira, porque a gente não consegue movimentar as pipoquinhas do fundo… vou colocar essa info no post, pra que o povo se aventure na receita mas tendo ciência do resultado.
Victoria Nunes
Gente eu to fazendo e quero uma respostinha agora; Ela vai estourar mesmo pq ta um suco de tanta coisa liquida
Raquel Arellano
Já foi respondido! <3
Victoria Nunes
Gente!!! Pra vcs q duvidam ..podem fazer q fica muito bom..
Eu usei o corante alimenticio normal..Da cor vermelho logico
E ficou muito bom..
Claro gente eu respeitei as quantidades
Raquel Arellano
Dá MUITO certo! Parece que fizemos algo errado porque demora pra estourar mas depois é só alegria! <3