Apfelstreusel

Apfelstreusel ou crumble de maçã é uma das sobremesas favoritas do meu pai. Mesmo sendo chocólatra assumido, ele sempre pede essa sobremesa em ocasiões especiais.

Falando em ocasiões especiais, apesar de achar que todo dia é dia de amor, o dia dos namorados se aproxima. Nada mais amor do que cozinhar pro seu par, vai… E essa sobremesa é tão fácil, que não precisa nem ter experiência na cozinha pra fazer dar certo!

Apfelstreusel

apfelstreusel_gordelicias4

Ingredientes

apfelstreusel_gordelicias1

  • 6 maçãs verdes
  • 200g de manteiga gelada
  • 2 xícaras + 2 colheres de farinha de trigo branca
  • 1 1/2 xícaras + 2 colheres de açúcar demerara
  • Suco de 1 limão
  • Canela em pó à gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte todas as maçãs em quadradinhos ou lâminas de tamanho similar. Eu preferi picar em quadradinhos. Conforme você vai descascando e cortando as maçãs, a tendência é que os pedaços escureçam… Como não queremos isso, vá adicionando aos poucos o suco de limão. As maçãs podem ser colocadas no refratário que será levado ao forno, pra evitar ter mais uma louça pra lavar.
  2. Quando todas as maçãs estiverem picadas e já no refratário, acrescente 2 colheres de sopa de farinha de trigo, canela e 2 colheres de sopa de açúcar demerara. Se não tiver esse açúcar ou não gostar dele, pode alterar para mascavo ou cristal. Lembre-se apenas que o uso do açúcar mascavo vai alterar a cor da sua sobremesa. Misture bem e reserve.apfelstreusel_gordelicias2
  3. Em uma tigela, misture 2 xícaras de farinha, 1 1/2 xícaras de açúcar demerara, canela em pó e a manteiga picadinha. Amasse bem com as mãos até que obtenha uma massa úmida e esfarelável.apfelstreusel_gordelicias3
  4. Esfarele a massa em cima das maçãs até que elas estejam cobertas.
  5. Leve o refratário ao forno médio pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até que a crosta esteja douradinha.

Esta receita rende cerca de 6 porções generosas que combinam lindamente com sorvete de creme.

apfelstreusel_gordelicias5

Uma dica: evite que a massa atinja a borda do refratário. A ida ao forno cozinha e carameliza as maçãs, que podem borbulhar e fazer uma bagunça no seu forno.

O que achou?

2 Comentário

  • Solange Rizzo
    Posted 04/11/2014 19:15 0Likes

    Olá, está receita é muito boa, mas não tem nada a ver com Apfelstreusel, que é feito com massa folhada. Como crumble, ok.

    • Raquel Arellano
      Posted 05/11/2014 15:54 0Likes

      Oi, Solange. Na verdade o Apfelstrudel é feito com massa folhada. No caso, temos uma receita de ApfelSTREUSEL, são coisas diferentes. 🙂

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.