Shimeji na Manteiga

A gente sabe que #vaitercopasim. Na semana que vem, juntinho com o Dia dos Namorados, teremos mais um Mundial e dessa vez no Brasil. Se você é da turma que adora uma farra com os amigos, logicamente com petiscos e cerveja gelada, prepare-se para as receitinhas especiais que vão passar por aqui.

A dica de hoje é pra turma que não curte carne e que não dispensa um petisco puxado na manteiga. Se você vai receber muita gente em casa, é preciso aumentar a quantidade de ingredientes da receita. Não se engane: uma bandeja de shimeji praticamente encolhe na frigideira. Dependendo de onde você morar, o cogumelo pode sair um pouco caro mas vale a pena porque é delicioso! Faz um ratatá e tá tudo certo, gente! 🙂

Shimeji na Manteiga

Ingredientes

  • 200 g de shimeji
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres rasas de molho shoyu
  • 2 colheres de sopa de molho de ostra (opcional)
  • Cebolinha picada a gosto

Modo de Preparo

1. Primeiramente, vamos picar o cogumelo. Dependendo da sua bandeja, ele vem com um “talo”, que vamos dispensar. Há quem lave os cogumelos antes de usar mas pelo que pesquisei, não é muito indicado porque ele acaba absorvendo mais água. Se precisar higienizá-los, use um paninho úmido (limpo, claro).

2. Em uma frigideira, fogo alto, derreta a manteiga sem queimar. Quando estiver quente, jogue os cogumelos e deixe dourar. Acrescente o molho de ostra e o shoyu. Mexa até que os cogumelos estejam bem misturadinhos ao molho.

Shimeji na Manteiga | Gordelícias

3. Deixe o shimeji cozinhar no molho, por uns 3 a 5 minutos. Nesse momento, reduza o fogo para baixo, para que o caldinho não seque e acabe queimando.

4. Retire a frigideira do fogo. Sirva o shimeji com cebolinha por cima. Tá pronto!

OBS: faz TODA a diferença usar um bom molho de soja no seu shimeji. Se quiser dar um toque especial, sugiro usar molho de ostra, que dá um sabor ainda melhor ao prato.

Shimeji na Manteiga | Gordelícias

Você pode servir o seu shimeji com torradinhas ou então fazer deliciosas brusquetas. Puro também é delícia. Mas, se quiser ser mais ousado (e tiver tempo), faça pastéis ou até mesmo salgadinhos como coxinhas! HMMMMMM! 🙂

Rendimento: 2 pessoas (ou 1 pessoa com muuuita fome).

O que achou?

3 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.