Fomos convidadas pela Avianca Brasil para participar de uma fam trip gastronômica pra lá de especial. Ao lado de outros blogs de várias cidades do Brasil, embarcamos rumo a São Paulo, para uma degustação. Nós provaríamos as refeições oferecidas pela companhia aérea em seus voos domésticos, avaliando cada uma. Seriam servidas três opções de cada prato (entrada, prato principal e sobremesa) e nós daríamos a nossa nota. No final, as refeições mais votadas seriam servidas nos voos. Além disso, nos hospedaríamos no Tivoli São Paulo – Mofarrej, com direito a um jantar harmonizado no Arola Vintetres. Diz se não é uma “responsa” e tanto? Aceitamos o convite na hora!
Os blogs participantes foram: Pilotando um Fogão, O Gourmet, Panela de Barros, Pilotando um Fogão, Destemperados, Aventuras Gastronômicas, Aromas e Sabores e A Janela Laranja.
Eu já havia voado de Avianca para São Paulo e lembro que fiquei surpresa quando eles serviram um lanche super completinho. Sanduíche e um doce, em um voo de 40 minutos. O assunto divide opiniões mas naquele dia em especial, tudo que eu desejava era que houvesse serviço de bordo pois eu estava morrendo de fome. Minhas preces foram atendidas e eu saí feliz do voo! \o/
Além da degustação, conhecemos um pouco mais da história da Avianca Brasil. Vocês sabiam que eles oferecem refeições a bordo sem custo nas passagens? Mesmo um voo curtinho tem lanche para todos os passageiros! Para os vegetarianos, é preciso entrar em contato na hora da reserva informando que há necessidade de refeição diferenciada. Por mais que algumas pessoas pensem “poxa, mas eu não tô indo pra comer mas pra me locomover”. Concordo em partes. Por mais que o seu voo seja curto, geralmente você sai mais cedo de casa, encara fila e acaba ficando com fome na hora de voar. Sem falar que comer em aeroporto é tipo uma loteria, né? Raramente há um café bacana, com um preço acessível. É tudo bem mais caro ou mais ou menos. Diz se a refeição do avião não é uma benção e já te salvou muitas vezes nessa vida? 😉
Mas, vamos à degustação! Avaliamos saladas, crepes e sobremesa. A proposta da Avianca é levar esses pratos combinados (salada + sobremesa ou crepe + sobremesa). Dá só uma olhada nas saladas:
Salada de massa. Foi uma das minhas preferidas, mesmo tendo vinagrete – que não sou fã. Ignorei esse detalhe e provei mesmo assim. Achei bastante robusta e completa, já que tem iscas de frango.
Salada Caesar. Apesar do nome, essa salada era diferente da caesar que conhecemos. Gostei do frango, que era desfiado e super temperadinho (toque de mostarda).
Salada de batata com bacon. Quando vi a salada listada no cardápio, me empolguei. Ao provar, achei que a batata podia estar um tanto mais cozidinha… Mas em geral, curti. Foi a minha segunda opção dentre as saladas.
Agora vamos aos pratos quentes. Serviram três opções de crepe (ou panqueca). Acabei não fotografando um deles, o crepe de queijos – que era delicioso. Mas fotografei os outros dois:
Crepe de presunto e queijo com molho concassé. AMEI MUITO! Podia comer esse creme todos os dias aqui em casa, viu? Foi a minha primeira opção dentre os três.
Crepe de peito de peru, requeijão, queijo minas e molho rosé. Super saboros também, molho nada enjoativo, recheio na medida certa. Também curti, mesmo estando apaixonada pelo de queijo com presunto.
Bom, tá tudo muito lindo, tudo muito bem… MAS CADÊ OS DOCES, RAQUEL??? Calma, Bete… Estão aqui embaixo:
A mesa cheia de doces, lindos e sorridentes!
As opções eram, em sentido horário: quindim, brigadeiro de colher e rocambole de prestígio. Todos os três estavam muito bons, o quindim não tinha aquele gosto de “nada”, era até bem saboroso. O rocambole achei bom também, pra bolo industrializado ele também tinha gosto. Mas o brigadeiro… meldels… Salvou meu dia desesperado por um doce. Tinha aquele sabor de leite condensado e não de amido. Apaixonada. Preciso dizer qual foi o meu escolhido?
A partir de 16 de novembro as refeições serão servidas nos voos – a princípio na ponte aérea Congonhas (SP) x Santos Dumont (RJ). Querem saber quais foram as refeições vencedoras?
O prato quente escolhido foi… o crepe de peito de peru, requeijão, queijo minas e molho rosê. A sobremesa? Decisão quase unânime! Brigadeiro de Colher! Já a salada vencedora foi a de macarrão com frango, que será servida nos voos a partir de dezembro.
Mais uma vez, agradecemos à Avianca Brasil pelo convite e pela honra em nos convidar para essa ação. Curtimos muito a experiência! 🙂
Em breve, contaremos como foi o jantar no Arola Vintetres. Aguardem!
*** O post é uma parceria com a Avianca Brasil & Tivoli São Paulo.
9 Comentário
Thaís Freitas
Fiquei curiosa pelo crepe de queijo e presunto com molho concassé… 🙂
Andrea
Um brigadeiro desse cairia muito bem agora!! Adorei ter conhecido vc pessolmente.
bjs
Aline Godinho
Tudo muito lindo… Mas como sempre os vegetarianos são negligenciados, todas as opções contém carne. Uma pena que as empresas aéreas ainda façam a gente passar fome ou ter de ficar catando a comida…
Raquel Arellano
Oi, Aline!
A gente fez essa pergunta na degustação e eles disseram que ao fazer a reserva é preciso mencionar a dieta vegetariana. Acredito que eles sirvam uma refeição diferente a bordo, só vendo com eles mesmo. O SAC é super atencioso, vale a pena esse contato.
Aline Godinho
Bom saber pois essa informação não é disponibilizada de maneira clara por nenhuma companhia aérea. De qualquer forma não deixa de ser uma discriminação, ter de pedir por uma alimentação diferente na reserva, depois ter de informar os comissários. Nem só pelos vegetarianos, mas as vezes a pessoa não está a fim de consumir carne naquele dia. Não custava nada eles colocarem uma (umazinha só) opção sem carne permanente. Obrigada pelo retorno. Vou mandar uma sugestão lá no SAC deles 😉
Amandinha Teixeira
Você tem que solicitar o cardápio vegetariano, no site tem a opção, achei super legal
Raquel Arellano
Que bom que hoje em dia eles já oferecem essa opção! 😉
Mariana A. Eça de Queiroz
Sabe o que ia ser mais legal ainda? Se a apresentação tivesse sido feita em um avião 🙂
Raquel Arellano
Ia ser bem bacana mesmo, Mapocs! <3