Hambúrger de Quinoa

Tá, não é beeem um hambúrger, porque não tem carne, né? Mas como a receita original tinha esse nome, hambúrguer de quinoa, decidi mantê-lo. Ao meu ver, são bolinhos de quinoa com vegetais. É fácil de fazer, fica pronto rapidinho e acompanhado de arroz ou pão, alimenta bem umas 4 pessoas!Hambúrger de Quinoa

Hambúrger de Quinoa

Do blog Receitas Éticas 2

Ingredientes

  • 1/2 xícara de quinoa em grãos [eu uso misturado a quinoa clara com a escura]
  • 1/2 xícara de brócolis picadinho [escolhi o tipo americano]
  • 1/2 xícara de cenoura ralada
  • 1 xícara de abobrinha ralada
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • Azeite, sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhe a quinoa em 2 xícaras de água, até que ela esteja macia. Reserve.
  2. Refogue a cebola no azeite até que ela fique transparente. Acrescente em seguida o brócolis, a cenoura e a abobrinha e cozinhe em fogo baixo até que todos os vegetais estejam molinhos. Desligue o fogo.
  3. Misture a quinoa cozida aos vegetais e tempere até que esteja do seu gosto. Eu coloquei um pouco de molho de pimenta defumada tipo chipotle [De Cabrón] e sal.
  4. Espere até que sua misturinha esteja morna o suficiente, que possa ser manuseada sem que suas mãos sofram danos e acrescente então o amido de milho. Coloque uma colher de cada vez, pra ter certeza de que é realmente necessário. O amido de milho vai ajudar a dar liga.
  5. Molde a massa em bolotas e dê uma achatadinha pra facilitar sua vida na frigideira.
  6. Em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de azeite, doure seus hamburgeres dos 2 lados até que eles ganhem uma corzinha.quinoa_gordelicias1

Aproveitando que estava com o brócolis na mão, fiz um arroz de brócolis pra acompanhar! 3 dentes de alho, 2 xícaras de brócolis picadinho e 1 xícara de arroz cozidos em 3 xícaras de água. Foi uma ótima escolha!

O que achou?

2 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.