Minha mãe sempre teve caderno de receitas. Na verdade, ela tinha um fichário com todas as receitas escritas a mão e lá pelos meus 18 anos, resolvi ter meu próprio caderno de receitas. Comecei com as favoritas da minha mãe e segui com os achados da vida, como essa torta de maçã dos duendes.
O nome da receita “original” é esse mesmo. Não sei exatamente de onde ela saiu, mas com certeza foi de alguma revista ou livro de receitas Wicanas do final dos anos 90. Pra denunciar a idade mesmo.
Sempre amei doces com maçã e essa torta é simplesmente minha receita mais favorita do universo e salvo a experiência gustativa para ocasiões especiais.
Torta de Maçã dos Duendes
Ingredientes
Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- Raspas da casca de uma laranja
- 200g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
Recheio:
- 1 xícara de açúcar branco [prefiro cristal]
- 2 colheres de sopa de glicose de milho [aka Karo]
- Suco de 3 laranjas [gosto de laranja pêra]
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de noz moscada
- 1/4 de colher de chá de essência de baunilha
- 6 a 8 maçãs vermelhinhas pequenas e suculentas [maçã farinhenta não é legal] picadas
Modo de preparo
- Comece pela massa. Misture todos os ingredientes em uma bacia, até que tenha uma massa lisa e homogênea.
- Abra a massa em uma forma tipo de torta americana ou dr aro removível, com cerca de 25-30cm de diâmetro. Não precisa abrir a massa super fininha porque essa massa é deliciosa e pode facilmente ser usada no preparo de biscoitinhos! Cubra o fundo e as paredes internas da forma com a massa. Se estiver usando a forma de aro removível e ela for alta, faça as laterais de massa com pelo menos 2,5c, de altura.
- Faça furinhos na massa com um garfo, pra facilitar na hora de assar.
- Leve a massa da torta ao forno médio pré aquecido por cerca de 35 minutos ou até que a massa fique sequinha e comece a dourar nas bordinhas.
- Retire a massa da torta do forno e reserve.
- Em uma panela, misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio até que a maçã esteja bem macia e meio transparente e o açúcar tenha se transformado em algo parecido com uma geléia.
- Desligue o fogo e coloque o recheio sobre a massa pré-assada.
A torta fica incrível tanto quente quanto em temperatura ambiente e pode ser servida sozinha ou acompanhada de sorvete de creme.
Sou suspeita pra falar, mas essa é a melhor torta de maçã que eu já comi na vida.
Muito gostosas suas receitas, Raquel. =^^=
[…] 39. Torta de maçã dos duendes: faça a alegria da criançada nesse Natal com essa torta temática! Separe farinha de trigo, aveia, açúcar mascavo, cascas de laranja e manteiga para a massa. O recheio fica por conta das maçãs, que devem ser pequenas e suculentas. […]