Como você já sabem, estamos participando de uma ação muito legal que a Editora Agir está promovendo entre alguns blogs de culinária e por isso preparamos uma refeição completa do chef Ferran Adrià
No cardápio que escolhemos tinha a a indicação de utilizar caldo de caseiro no preparo do risoto de açafrão (mais tarde compartilharemos a receita). Bem, nem preciso falar que adorei a ideia de preparar meu próprio caldo, o que deixa a refeição mais saudável, com bem menos sódio e ainda mais gostosa.
Tendo um pouco de paciência e tempo, indico a sempre fazer o seu caldo. Depois, é só congelar que ele dura até 6 meses no refrigerador, sendo uma mão na roda como base de sopas e massas.
Receita de Caldo de Frango
:: Ingredientes ::
- 130g de cebolas
- 80g de cenouras
- 40g de aipo
- 4 carcaças de frango ou 1,25kg de asa (mais em conta)
- 5l de água
- 1 bouquet garni ( o meu foi feito com alecrim, louro e tomilho)
:: Modo de Preparo ::
1. Corte as cebolas ao meio. Coloque as cenouras, as cebolas, o aipo e as carcaças dentro de uma panela bem grande.
2. Acrescente água e leve para ferver.
3. Remova a espuma da superfície.
4. Deixe cozinhar lentamente por 2,5h.
5. Retire as carcaças de frango e os vegetais. Em seguida, passe o caldo por uma peneira de malha fina.
Agora, por favor, momento book da galinha modelete:
Mais a drumet não precisa ir junto, vc pode fazer fritinha e comer tomando um chopinho. Uma dica pro caldo de carne e deixar os ossos no forno até pretejarem ou deixar na panela até dar uma queimada nas partes descartados utilizadas pro caldo ira conferir um tom bem mais bonito.
hehehehe não é uma galinha, é uma coelhinha da playboy!
Oi Thais! A dica realmente é ótima, uma dica imperdível. Sem contar o sabor que deve acrescentar às outras receitas. Só daria um conselho, que seria trocar a tábua de plástico, que acumula sujeira e bactérias por uma de vidro temperado que é mais higiênica 🙂 Beijos!
Oi Janaina,
obrigada pela dica! Estou pra fazer essa troca e acabo sempre esquecendo. 😉 Beijos
Adorei! Esses dias fizemos um de legumes para congelar e ter a mão quando formos fazer um risoto. Muito mais saudável, né? E dá aquela sensação boa de ter a vida sob controle. Bjs
Com certeza, Rafa!
Não é tão trabalhoso assim e o resultado é divino! 😉 Beijos