O café da Charutaria Syria

Há algumas semanas, estive no famoso e querido SAARA – coração do Rio de Janeiro – para comprar os apetrechos do meu chá de panela. Chamei minhas amigas fiéis escudeiras pra me ajudar na missão: escolher cores e pecinhas, garimpar coisinhas legais e, é claro, carregar sacola. Em meio à correria, caiu uma chuvinha fina que nos fez parar um pouco, em busca de abrigo e algum alimento. Foi assim que chegamos ao café da Charutaria Syria.

Mas, antes de falarmos do café, é preciso falar da charutaria. Fundada há mais de 100 anos, o sobrado é um recanto no meio da confusão de lojas e pessoas. Ainda conservando boa parte da arquitetura original, estamos falando de uma casa de charutos e fumo, mas que hoje em dia conquistou um público diferente: homens, mulheres, crianças, em busca de um doce ou salgado fino, acompanhado de chá ou chocolate quente.

E se você pensa que vai entrar na loja e sair “defumado”, se engana. Na frente da loja fica o café, com balcão e mesinhas de madeira. A loja não é muito grande mas é aconchegante o suficiente para atender aos clientes com satisfação.

Pra quem curte biscoitinhos e chocolates importados, o lugar é um prato cheio (e fundo). Cestinhas espalhadas pelo balcão sambam na cara de quem está de dieta. Como resistir a esses stroppwafles made in Brazil? Os da foto são da Happy Waffles.

Era pra ser só uma água, pra “refrescar a goela”. Mas acabou virando um lanche. Pedimos quiche de brie com damasco. Massa levinha, doce na medida certa. Aprovada!

A quiche de tomate com frango era maior que a de brie com damasco, tipo uma mini-torta. Apesar de tostadinha além da conta, estava deliciosa.

Eu acabei pedindo um bolinho de cenoura. Sempre fico desconfiada com bolo de cenoura “na rua”. Ou tem gosto de óleo ou a cenoura passa longe, acenando do outro lado da rua. Dessa vez, fui feliz na escolha. Bolo fofinho, com gosto de cenoura mesmo! E a cobertura era doce na medida certa.

Visualiza um chocolate quente cremoso? Agora imagina esse chocolate quente cremoso e com um gostinho matador de chocolate? Maravilhoso, galera. Fiquei imaginando uma fonte desse chocolate aqui na cozinha, pra eu tomar todos os dias.

No fim das contas, saímos todas muito contentes do recinto. E já sabemos: na próxima visita ao SAARA, precisamos passar novamente por lá. Fica a dica, galera!

.

Charutaria Syria

Rua Senhor dos Passos, nº 180 ( próxima a R. Regente Feijó )

O que achou?

2 Comentário

  • gisele lima
    Posted 22/11/2012 10:03 0Likes

    Eu estive presente nesse dia feliz <3

    "Cestinhas espalhadas pelo balcão sambam na cara de quem está de dieta" sambam, cantam e te fazem pedir bis! Gostei TANTO que – toda vez que vou ao SAARA – tenho (e preciso) dar uma passadinha na Charutaria Syria, e faço questão do chocolate quente dos deuses! É exagero?! Só indo pra saber! ahahaha

    Raquel e seus textos gordos!

  • Flavia Vilhena
    Posted 22/11/2012 23:06 0Likes

    Trabalho pertinho, passo na porta há uns 26 anos e nunca entrei. Agora, pode ter certeza, que não vejo a hora. Não me surpreenderia de passar logo amanhã, pós almoço!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.