Essa Geleia de Figo com Vinho nasceu na minha cozinha depois que vi a Helena Gasparetto (rainha dos doces e chocolates) fazê-la em seu Stories no Instagram. Achei tão bonita e diferente que corri pra preparar a minha geleinha, aproveitando que havia figos já maduros na geladeira, esperando por uma oportunidade.
Na ocasião, fiz com apenas 5 figos mas a receita pede 6, no mínimo. A quantidade de açúcar também foi reduzida na minha receita, porque como os figos já estavam maduros, fiquei com receio da geleia sair adoçada demais. Por minha conta e risco, acrescentei o anis estrelado. O resultado foi esse aqui das fotos. Coisa linda e deliciosa.
Geleia de Figo com Vinho
Ingredientes
- 6 figos (1 caixa)
- 3/4 xícara açúcar
- 1/4 xícara vinho
- 1/2 xícara água filtrada
- 2 cravos da índia
- 1 anis estrelado (opcional)
Modo de Preparo
-
Higienize os figos em água com hydrosteril (ou algum produto similar). Corte o cabinho e o "fundo".
Corte o figo em pedaços menores, de forma grosseira. -
Em uma panela ou frigideira grande, misture todos os ingredientes e mexa em fogo baixo. O açúcar vai caramelizar e engrossar a sua geleia aos poucos.
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 30 a 40 minutos. O tempo de cozimento vai depender do tamanho dos seus figos e da potência do seu gás. -
Você saberá que a geleia está pronta quando passar a espátula no fundo da panela e ela não escorrer mais. A fruta estará bem macia, também. Caso sua geleia comece a secar, coloque um tanto de água aos poucos.
-
Como fizemos a geleia com casca e tudo, use um mixer ou mesmo processador para "pulsar" a massa da geleia, deixando a mesma pedaçuda porém sem liquidificar muito. IMPORTANTE: remova os cravos e o anis antes de processar a geleia!
Armazene a geleia em pote hermético, dura até 5 dias armazenada na geladeira.