Chuchu: aquele legume injustiçado na cozinha do brasileiro. Muita gente acha sem graça, tem raiva de descascá-lo porque fica escorregando e cheio de “baba”, não consegue fugir do trivial. Mas vou te falar, justamente por ter um sabor mais neutro, é um ingrediente versátil e bacana pra usar em muitos pratos.
A receita de hoje é uma adaptação beeem de leve de uma criação da Rita Lobo. Tomei a liberdade de acrescentar a minha nova paixão: o alho poró. Aliás, preciso dizer o quanto fiquei encantada com a simplicidade e rapidez com a qual fiz esse acompanhamento. Chuchu refogado na manteiga, finalizado com ervinhas e aquele perfume da cebola douradinha pela cozinha. Apenas façam!
Chuchu Refogado na Manteiga
Ingredientes
- 1 chuchu
- 1/2 cebola picada
- 1/2 talo alho poró
- 3 colheres de sopa manteiga
- 1 colher de chá ervas de Provença
- 1 pitada sal
Modo de Preparo
-
Primeiramente, vamos lavar nosso chuchu. Depois, descasque e lave em água corrente, pra tirar a baba que fica nele. Seque bem com um pano de prato ou papel toalha.
Corte o chuchu ao meio e depois corte em meia-lua, fatias de mais ou menos 2 cm de espessura. -
Em uma frigideira, refogue a cebola na manteiga. Acrescente o alho-poró e deixe dourar. Por fim, acrescente as fatias de chuchu e refogue até que murchem levemente.
-
Doure todas as fatias. Pode ser necessário acrescentar uma colherada extra de manteiga, pra não grudar e tal.
Sirva com carne moída ou como salada na sua refeição.
3 Comentário
Leonardo M. G.
Alguns legumes como o chuchu, a berinjela, a abobrinha e a melancia de porco (ou Gila) são ricos no chamado quinto sabor (ou umami, para os japoneses), o qual reforça o sabor dos alimentos e temperos. Portanto, qualquer tempero ou sabor adicionado no preparo desses legumes é reforçado.
Raquel Arellano
Que bacana o seu comentário. Tempero é, realmente, tudo! <3
Rod Norkin
Seu site é maravilhoso ! Eu encontrei seus textos por acaso e estou admirada com todo o site .