Dia desses acordei com um desejo absurdo por picadinho. Daqueles bem saborosos, com molho na textura perfeita, sabe? Passei no mercado e trouxe uma peça de alcatra gordinha, na medida certa. Mas não queria um picadinho comum, ele precisava ter algo a mais. Foi aí que lembrei de já ter visto esse prato feito com cerveja preta.
Eu adoro cerveja preta. Fiz com Devassa Negra (American Brown Ale), por achá-la levemente adocicada, além de ser encorpada e cremosa. Seria perfeita para o molho da minha carne. Dito e feito, ficou muito bom! Deu até pra comer o molho com pãozinho depois!
Picadinho de Carne na Cerveja Preta
Ingredientes
- 300 g de alcatra picadinha (pode usar também acém, coxão mole…)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1/2 cebola picadinha
- 1 dente de alho picado
- 200 ml de passata de tomate (pode usar 2 colheres cheias de extrato de tomate se preferir)
- 200 ml de cerveja preta
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 colher de chá de sal (vá provando quando já estiver com caldo e corrija se necessário)
- 1 pitada de cominho em pó
- Pimenta do reino moída na hora
Modo de Preparo
1. Primeiramente, vamos picar nossos ingredientes. A carne eu corto em cubos bem pequeninos pois gosto dela menorzinha na hora de comer. Em um bowl, acrescento 1 colher de sopa de farinha de trigo sobre a carne e misturo (meio que “empanando” a carne”). A farinha vai nos ajudar a “engrossar” o molho na hora do cozimento.
2. Pique o alho e a cebola. Vamos refogar ambos no óleo ou na manteiga sem deixar queimar. Daí é só acrescentar a carne e dourá-la por igual. Acrescente também o molho inglês nessa etapa.
3. Quando a carne perder a cor vermelha (de crua), vamos acrescentar a passata de tomate e os temperos (louro, pimenta, cominho, sal). Misture e acrescente por último a cerveja. Mexa rapidamente e deixe a carne cozinhar nesse molho (fogo baixo) por 10 minutos.
Eu gosto de um molho mais encorpado mas tem gente que curte mais ralo e abundante. Preferindo a segunda opção, basta colocar um pouco de água filtrada para diluí-lo. Experimente o molho e veja se está com sal na medida certa.
Diz se não ficou bonito? Fiz arroz branco e chips de batata pra acompanhar. Ah, a receita das chips vai pintar no blog essa semana!
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 2 porções fartas
5 Comentário
Raquel Arellano
Faz e me conta, André!
Lilian Gonçalves
Mais uma receita do gordelicias q eu faço.
Gente ficou muito bom. Carne do tipo picadinho pra mim agora, só assim.
Raquel Arellano
Que gostoso ler esse comentário. Fico muito feliz! <3
Amanda Nogueira
Não sou muito adepta à cozinha, mas essa receita foi super fácil e todos gostaram!! Me senti a chef…rsrs Adorei o toque de cominho dá um sabor todo especial (nunca tinha usado). Enfim, receita delícia demais e super fácil!!
Ameei! S2
Raquel Arellano
Que legal, Amanda! Bom saber que gostou e que todos aprovaram seu prato! 😉