Tive a sorte e o prazer de me apaixonar por café em um momento tão bacana, com tantas opções de qualidade para experimentarmos. Café sempre foi uma das nossas paixões nacionais e diz se não tem coisa melhor do que poder degustá-lo com muita praticidade em casa, depois do almoço, ao acordar… O que não falta é opção para provar o “pretinho” favorito.
A primeira vez que tomei um café da Nespresso foi na loja conceito localizada na Oscar Freire. Uma amiga já era do clube e disse “vamos tomar tal sabor”. Não lembro na época o que era mas era uma edição limitada. Tomei o espresso sem adoçar e saí maravilhada. Desde então, quanto posso, aproveito para pedir um café da marca onde encontro a opção.
Fiquei muito contente com o convite para participar do Atelier Nespresso, que aconteceu na terça-feira passada aqui no Rio. Primeiro porque o jantar aconteceria num local super bacana (o Itanhangá Golf Club). Mas, principalmente, porque seria preparado por dois chefs super especiais: Felipe Rameh (Alma Chef – BH) e Roland Villard (Le Pré Catelan, Sofitel – RJ). Teve até momento selfie:
Todos os convidados ganharam avental para participar da experiência!
Voltando ao assunto. O jantar oferecido pela marca aos convidados limitada teve como objetivo contar a história por trás da edição limitada Monsoon Malabar fazendo uma releitura de sabores e pratos já conhecidos, com um toque pra lá de especial. Mas, o que tem de tão diferente assim nesse café? Para entendermos a origem do Monsoon Malabar, é preciso mergulhar na história da civilização, mais precisamente para meados do século XVlll, no sul da Índia.
A história deste café especial Edição Limitada começa no século XVIII no sul da Índia, onde os melhores grãos de Arábica eram carregados em navios de madeira com destino à Europa. O efeito peculiar da umidade e dos ventos marítimos tropicais durante a longa viagem fazia com que os grãos inchassem e mudassem de perfil, em uma transformação singular. Isso dava aos grãos de café um aroma único e uma textura suave muito especial.
Para a edição especial do Atelier Nespresso, foi convidado o chef Felipe Rameh como embaixador. Ele criou incríveis receitas inspiradas no blend, sendo que cada prato é um convite para embarcar na lendária história indiana do café por meio de aromas e temperos típicos. O menu da noite foi uma viagem rumo à Índia, com pratos muito bem executados pelo chef, que contou com a parceria de Roland Villard no preparo de cada prato.
Eu e Carol Kalil do Vem Pra Cozinha ajudando o Felipe a amontar os pratos
Todos os pratos estavam deliciosos, com destaque para o Camarão Monsoon. Além do camarão VG envolto a um delicioso creme curry com legumes, havia também uma ostra empanada, gente. Um desbunde! E no fim, um shot de café para encerrar o jantar em grande estilo!
Olha o Camarão Monsoon aí!
As vendas do blend começaram em 06 de abril e custam R$ 25,00 o sleeve (embalagem com 10 cápsulas) – a venda em todos os canais da Nespresso.
Imagens: assessoria de imprensa.