Conhecendo Nigella Lawson

Foto: Maria Capai/DigaMaria.com
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

AVISO: o post de hoje é no estilo “senta que lá vem a história“. Em alguns momentos, será piegas. Em outros, vai levantar bandeiras um tanto polêmicas. Se você quiser a versão sem graça dessa história, é a seguinte:

Conhecemos Nigella Lawson, ela é linda, simpática e querida. Todos apaixonados por ela e seu jeito simples de querer ser “do povo”, comendo coxinha e tudo. 

Mas como a gente sabe que vocês querem a versão com emoção, lágrimas e pieguice… Passa um café, se ajeita na cadeira e vem com a gente.

Lembro perfeitamente do dia em que soube que uma das inspirações para o Gordelícias, a maravilhosa e diva Nigella Lawson, viria para o Brasil para divulgar o lançamento do livro “Na Cozinha com Nigella”. Foi uma coisa meio “se eu te contar você cai dura”. Eu acabei não empacotando (graças a Deus) mas fiz aquela minha cara besta de quem recebe uma boa notícia mas não sabe se demonstra com um berro, um pulinho ou se chora. Essas coisas. Daí fico com uma cara de pastel. Sou dessas.

Passou-se um tempo desde que soube que ela vinha até o dia em que recebi na minha caixa de emails o convite do Grupo Editorial Record para um encontro exclusivo com ela. O Gordelícias fez parte de um seleto grupo de blogs que passaria alguns minutos com ela, a mulher da pele de porcelana e do discurso apaixonado pela culinária caseira. Na hora fiquei baqueada pensando em como faria para me deslocar em uma sexta-feira para São Paulo. Como sou do Rio de Janeiro e trabalho bastante, teria que mexer meus pauzinhos. No fim das contas, deu tudo certo.

Feito criança ansiosa pela viagem à Disney, quase não consegui dormir na véspera da viagem. Na hora de acordar… foi aquele martírio. Meu voo saia super cedo e acabei não dormindo o suficiente. Mas isso não foi motivo pra me deixar desanimada. Nem mesmo pousar em Guarulhos. Ou levar 2h para chegar no centro de SP. Nada ia me deixar de mau humor pois naquela tarde eu conheceria Nigella.

Na hora de ir pro hotel onde aconteceria o encontro, mais aventuras. Motorista perdido, sem saber como chegar. Isso tudo a meia hora do início do evento. Acredito seriamente que esse tipo de coisa aconteça só pra deixar tudo ainda mais emocionante. Ao chegar na sala do evento, já havia alguns blogueiros por lá. Aliás, esse encontro foi ainda mais bacana por permitir que conhecêssemos gente como a gente. Outros blogueiros que tem suas profissões, filhos, que não são profissionais no assunto mas que colocam uma dose bem farta de amor no que fazem. Estávamos em casa.

Foto: Maria Capai/DigaMaria.com
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

O encontro durou pouco mais de meia hora. Cada blog participante fez uma pergunta pra Nigella, que respondeu com muito carinho a todos. Falamos sobre alimentação infantil, dietas, inspiração para cozinhar e até sobre a cozinha cenográfica do seu programa. Sabe quando você fica hipnotizado? Ela tem um jeito doce de falar, ideias tão bacanas em tempos de ditadura do regime. E por mais que tenha gente que só consegue pensar se o exame de sangue dela tá em dia, eu só conseguia pensar em como é bom ver uma celebridade remando contra essa maré louca de padrão de beleza anoréxico. Nigella é defensora da culinária simples, muitas vezes improvisada com o que temos em nossas geladeiras. É praticante da culinária “caderno de receitas da vó”: aquela dos tempos onde ninguém pensava muito no que era low carb, sabe? E ao contrário do que muita gente pensa (que ela devora todos os bolos que faz), a musa pratica Pilates e bebe pelo menos 3 litros d’água.

Foto: Maria Capai/DigaMaria.com
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

Acima de tudo, Nigella é uma mulher realizada, de bem com a vida e com o corpo que tem. É uma mulher de verdade, como eu, você, sua mãe. Briga com a balança e procura vestir roupas que favoreçam o biotipo, mas de jeito algum abre mão de cozinhar e comer seus quitutes preferidos. Diz que se precisasse viver de dieta, seria infeliz. Por isso, tenta equilibrar ao máximo sua alimentação, sem precisar se privar dos bolos e frituras que eventualmente aparecem na sua frente. Como a coxinha:

nigella-coxinha

#nigelling

O livro “Na Cozinha com Nigella” é maravilhoso. Mas, falaremos dele em breve aqui no blog – inclusive com uma receita já testada e aprovada. Cada blogueiro participante ganhou um livro pra chamar de seu, com dedicatória e tudo. E é claro que euzinha ganhei um livro. Fiquei agachadinha ao lado de Nigella, meio sem acreditar que ela tava ali do meu lado. *MOMENTO TIETE*

Nigella Lawson em SP
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

“Oi, Nigella! Tudo bem? Você gosta de ovo com gela mole?”

Nigella Lawson em SP
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

“Como é que se escreve o seu nome, fia?”

Nigella Lawson em SP
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

“Hmmmm entendi… R – A – Q – U – E – L. Muito bem, aprendeu direitinho a soletrar…”

Nigella Lawson em SP
Foto: Maria Capai/DigaMaria.com

Desculpa, sociedade. Tenho foto BFF com Nigella.

Nigella em SP

VEM TODO MUNDO! 

Voltei pro Rio feliz da vida. Em Congonhas, acabei encontrando com a equipe da Record no aeroporto e ganhei mais um tchauzinho dela. A sensação era de alma lavada, por ter trocado algumas palavras com alguém que me inspirou tanto a cozinhar sem medo de ser feliz. Desde os tempos em que eu morava mora. Dos tempos em que estagiava na Barra e batia altos papos “gordinhos” com minhas amigas. Nigella vive em cada cozinheiro de fim de semana, em cada aventureiro de primeira viagem que se arrisca no fogão e que não teme as panelas, mesmo que não dê certo. É como se você se sentisse acolhido nesses tempos loucos de whey protein. Comida de verdade, com paixão e cabelos soltos. Era assim que minha vovó fazia meus almoços. E minha mãe. E agora a gente.

Agradecimentos

Maria Capai, pelas fotos maravilhosas.
Guilherme Filippone e Rodrigo Rebelo, por proporcionarem um dos dias mais legais da minha vida.

O que achou?

28 Comentário

  • Juliana Braga
    Posted 07/05/2013 14:52 0Likes

    Raquel, amei o seu post!!! Fiquei mais tranquila em perceber que eu não sou a única doida nesse mundo…rs

    Uma pena que desencontramos… Fui para o rio e vc para SP…

    Na próxima quero te conhecer!

    Bjssss

    • Raquel Arellano
      Posted 07/05/2013 14:55 0Likes

      Oi, Juliana!

      Acho que nós fazemos parte de um mundo que enxerga o alimento de uma forma diferente. Não é só comida, é mais do que isso. São histórias por trás das receitas, reunião, encontro. É sempre bom quando conhecemos pessoas que pensam como a gente!

      Sem dúvida vamos nos conhecer em breve! <3

  • Paula Alvarez
    Posted 07/05/2013 15:52 0Likes

    Raquel.. que legal!!!!!!!
    Eu admiro a Nigella por isso! Ela é o que é…come e cozinha o que gosta, o que da prazer, sem pensar muito na balança, claro, sempre damos uma segurada quando necessário, mas ela como você disse: é gente como a gente, gente do povo hahahaha e isso é ótimo!!! É tipo o Jamie Oliver, que mete a mão na comida huahuahuahuahuahuahua 😛

    Parabéns!!! Eu queria ter ido, mas não consegui, mesmo morando em SP, e relativamente perto, era uma sexta e de RODÍZIO, MALDITO huahuahuahua

    Beijãozão*

    • Raquel Arellano
      Posted 08/05/2013 11:12 0Likes

      É aquela: se vc é um profissional, lógico que não vai colocar a mão na comida (se bem que tem vezes que é preciso). Mas na sua casa, pra sua família… Certos cuidados são exagerados demais e acredito que tirem o encanto da espontaneidade na cozinha, sabe? Adoro Jamie também, exagerando no limão em tudo AHHHA <3

      • Paula Alvarez
        Posted 09/05/2013 10:55 0Likes

        hahahahahahahahahahahahahahahaha

        Verdaddeeeee!!!!!!!!!

  • Larissa Paganini
    Posted 07/05/2013 15:59 0Likes

    Ai que delíciaaa!! Eu sou louquinha por ela! Também fiquei radiante qdo soube da sua vinda e até me inscrevi no concurso cultural da editora pra ver se conseguia um minutinho com a Diva! Mas não ganhei! 🙁 Como sou de SP, não perderia por nada o lançamento, mobilizei toda a minha família, meu irmão foi pra fila na livraria pegar a senha pra mim, já que eu teria que pegar meu filho na escola as 17 e ir direto, então resolvi levar meus pais pra ficarem passeando com meu filho pelo shopping enquanto eu realizava o sonho… mas, meu irmão já no shopping, as 16h50, saindo de casa, naquela euforia, chutei a quina de um revisteiro ( SIM!!! eu sou dessas que vive se esbarrando por ai!) mas dessa vez foi feio e machuquei mesmo meu dedo… conclusão, fiquei sem conseguir andar, perdi o evento e a oportunidade de ver minha musa inspiradora da cozinha! 🙁
    Bom, só contei tudo isso pra dizer que me deliciei com cada palavrinha desse post, acho que senti como se eu mesma tivesse estado lá…
    meu livro, vou comprar sábado, e já começo a por em pratica…!!!

    • Raquel Arellano
      Posted 08/05/2013 11:11 0Likes

      Que puxa, Larissa! Eu acredito que ela volte, ela curtiu muito esse carinho dos brasileiros, dá pra ver que não imaginava ser tão querida.

      O livro é uma delícia, vamos resenhá-lo em breve aqui no blog.

  • Manoela Siewerdt
    Posted 07/05/2013 17:29 0Likes

    Simplesmente demais! Chorei lendo! Acompanho sempre o blog e fico feliz com o reconhecimento do seu trabalho! beijos

    • Raquel Arellano
      Posted 08/05/2013 11:09 0Likes

      Ai que comentário mais lindo, Manoela! Cada um dos blogs que esteve no encontro acabou levando de alguma forma os leitores junto, sabe? <3

  • Junior
    Posted 08/05/2013 08:58 0Likes

    Aqui em casa, nós amamos a Nigella! Imagino a sua emoção, cara amiga. E quando vier com tempo à São Paulo, eu terei o maior prazer em levá-la para conhecer alguns lugares ogros…rs

    • Raquel Arellano
      Posted 08/05/2013 11:08 0Likes

      Convite aceito! 😉

  • Raquel Arellano
    Posted 08/05/2013 11:09 0Likes

    <3

  • Raquel Arellano
    Posted 08/05/2013 11:10 0Likes

    O sotaque dela é tão delicioso quanto as comidas que ela faz!

  • Raquel Arellano
    Posted 08/05/2013 11:12 0Likes

    Que bom que gostou, Simon!

  • Priscilla Oliveira
    Posted 08/05/2013 12:45 0Likes

    Amei! adoro a Nigella e consigo imaginar toda a sua tietagem! AHAZOU!
    =D

  • Paula Cinini
    Posted 08/05/2013 13:28 0Likes

    Amei seu post e suas impressões sobre esse encontro. E amei também te conhecer sua linda! bjs

    • Raquel Arellano
      Posted 09/05/2013 09:33 0Likes

      Quero encontro mais vezes! <3

  • Dafne Sardinha Dias
    Posted 08/05/2013 17:10 0Likes

    Não sou mega fã, mas adoro a Nigella! Ate meu namorado gosta dela… Hahahaha… Esse encontro deve ter sido maravilhoso mesmo! 😉
    Beijos

    • Raquel Arellano
      Posted 09/05/2013 09:33 0Likes

      Acho que esse é o espírito, Dafne! Ela é tão divertida e faz as receitas de uma maneira tão legal que até quem não cozinha curte dona Nigella!

  • Bia Lombardi
    Posted 08/05/2013 21:51 0Likes

    Ahhhhh que carinha mais feliz a sua!!!! Quem teve a idéia de dar uma coxinha pra ela segurar, hahaha?

    • Raquel Arellano
      Posted 09/05/2013 09:32 0Likes

      Foi a Renata Damasio, no encontrinho de blogs. Ela puxou a ideia, todo mundo engrossou o coro… E ela acabou ficando desesperada pra provar a tal “coxinha”!

  • Raquel Arellano
    Posted 09/05/2013 09:34 0Likes

    <3 Dan!

  • Raquel Arellano
    Posted 09/05/2013 09:35 0Likes

    Não é, Michele? Acho que as pessoas andam confundindo muito as coisas. Existe uma diferença entre comer bem e comer apenas folha, sabe? Sou da turma do equilíbrio e, principalmente, da turma que é feliz do seu jeito! 🙂

  • Dacidalva de Moraes Herzeg
    Posted 15/05/2013 07:53 0Likes

    Parabéns por ter sido escolhida para este encontro tão cobiçado por quem ama culinária!Merededora pois, seu Blog, realmente é uma delícia!Um abraço e bjss!

  • Tati Lomba
    Posted 21/05/2013 10:55 0Likes

    Belo post, Quel. Quando a gente faz o que gosta sai fácil e a recompensa sempre é melhor do que se imaginava. Nigella é inspiradora mesmo. 🙂

  • TanyM
    Posted 05/06/2013 10:09 0Likes

    Vai ser podre falar que quase lagrimei? Porque cada um tem pessoas que admiramos e é inspirador quando conhecemos uma delas e ela não te decepciona, ainda mais nos dias de hoje.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.