Aviso e comunico: post grande, rechedo de gostosuras turísticas. Digo que é o clássico turismo gastronômico. Adoro!!! E é feira… adoro feira!! O Mercado Municipal em São Paulo é um lugar excelente para quem é fã dessa prática deliciosa.
Desde 1933, é o ponto gourmet popular da cidade, dá pra passar o dia inteiro: basta ter disposição, fome e paciência com aquele montão de gente andando na diagonal pra lá e pra cá. Tirando isso, é pra sair feliz e de barriga cheia, só das provinhas e gostosuras do lugar. Então, se você curte fuxicar, lá é parada obrigatória. Tem çougue, avícola, peixarias, empório, frutas, laticínios, lanchonetes entre outros. Ou seja: perdição.
A primeira parada foi numa das clássicas barracas de frutas. Além de muita cor e muita vontade de levar tudo, você também encontra frutas super exóticas, como é o caso do Mangostin. Quando eu fui, agora na Páscoa, o quilo da iguaria estava pela suculenta bagatela de R$129,00… (suculenta… ou não!). Essa frutinha esquisita teve a aprovação da Rainha Vitória no século XIX e desde então é conhecida como “a fruta da rainha”.
Também provamos uma coisinha chamada Pitaya, comum na Colômbia e Bolívia. Fruto de um tipo de cactus, também chamam a pobrezinha de “fruta-dragão” ou “flor-da-lua”, porquê a planta só floresce a noite. Discovery Channel’s a parte, gostosinha, vale a pena provar, mas não vale pagar. Essa também foi salgada no bolso! P.s.: A tal da Pitaya rosa é um arraso!!!! 😉 #todascomemora
Além das colorices das frutas do mercado, a grande atração do dia foi o famoso “lanche de mortadela”, no bom e velho paulistês. Estava com o namorado e, famintos que somos, pedimos logo 2 sanduíches e mais 2 pastéis (os famosos de bacalhau e paulista). Resultado? O almoço virou janta foi embalado pra viagem, degustado horas depois no hotel pois não havia a MENOR condição de comer todo o absurdo que pedimos de uma só vez. Ainda assim, foi delícioso. A mortadela é farta, o pão é só pra ter onde segurar… como boa fã de mortadela, me esbaldei!!!
Achei o pastel paulista mais gostoso do que o de bacalhau. Ainda assim, o último é super farto… eu bem acho que tinha uma posta inteira ali dentro… combinou com o clima da Páscoa, praticamente uma bacalhoada, com direito a cebola, azeitonas e tudo mais. Alias, pelo passeio no mercado o que mais encontramos foram lindas postas de bacalhau sendo vendidas, sorte a dos paulistas! Pra acompanhar os dois pastel… 2 chops é claro! 😉
Mas isso é o que foi consumido por lá.
Vou ter que fazer o “Mercado Municipal II”, para compartilhar os acepipes adquiridos!
Quem viver verá, pá pá rá pá pá…
Postagem por Lisa Akerman.
9 Comentário
Julia Bittencourt
mega inveja. Tou querendo ir no mercado municipal ter uma indigestao desde que comecei a namorar com Guilherme. Por que Sao Paulo tem mais gordelicias que Rio? Por que temos praia e temos que ficar magros?
Lisa
Ai… né? Essa pressão carioca de sair sambando bronzeado melado sarado por aí não é maneira… preferia mil possibilidades gastronomicas!!!
Anette Akerman Stefanelli
Me falaram que tem 1 kg de mortadela em cada pão, será? Também quero fazer ese passeio!
Paola
Adorei o post!
nham nham nham
barbara
Hummm estive no mercadão no mês passado e realmente esse sanduiche com mortadela é maravilhaaaaaa. Só não entendi o preço das frutas, Desculpe a burrice mas porque é tão caro? Adoro mangostin e quando fui estava 129,00 tb, sendo que eu compro aqui no Rio por no máximo 49,00 o quilo, a bandeja da lichia estava 30 reais, como assim??? ela não custa 7,00, pelo menos é o que pago nas feiras daqui do Rio de Janeiro.Enfim…
Adorei o blog, muuuuuuuuito legal.
Raquel
Oi, Barbara!
Vai entender os preços das frutas. Mas acho que deve ser por causa da época também. Tem fruta que é mais difícil de encontrar em determinados períodos (isso pode influenciar no preço).
Onde você costuma comprar Lichia aqui no RJ? Conta pra gente? Um beijo e obrigada pelo carinho!
Lisa
Pois é, acho que tem a ver com a estação e com a importação!!!
Barbara
Oi Raquel
Eu compro lichia aqui no hortifruti de Copa, já comprei no mercadão aqui do Rio também e todas não passaram de 10 reais. Aliás o hortifruti daqui de Copa deu uma melhorada espetacular, é aqui que acho mangostin a 49 o quilo, quando dou sorte acho a Pitaya por bem menos do que paguei em Sampa mas a Pitaya é bem dificil de achar.
Este final de semana irei visitar o Hortifruti da Barra, passei por acaso em frente, na semana passada, e ele parece ser bem grande. Vou dar uma espiada e depois conto pra vocês se tem bastante novidade bonita e com bom preço.
Beijos
Raquel
Barbara, vai abrir um Hortifruti aqui no meu bairro (Ilha), vamos ver se vem coisa boa pra cá também!
Beijos!