Abóbora é um dos meus legumes favoritos. Tanto que já postei receita de nhoque, de kibe, de sopa e até mesmo de bolo [doce] de abóbora! Até estranhei quando vi que não tinha abóbora assada no blog.
Eu gosto de todos os tipos de abóbora. A Cabotiá ou Abóbora Japonesa, é uma das minhas favoritas, mas como nem sempre consigo encontrá-la, a Sergipana acaba sendo a abóbora que mais uso.
Uma das minhas preguiças eternas com abóbora é descascar e cortar. Não sei o que fazer pra não ter medo de decepar minha mão no processo e normalmente os pacotinhos a vácuo do freezer do mercado ou da feira vencem. Desta vez resolvi comprar um pedaço inteiro e assar a abóbora com casca e tudo. Cortar as fatias acabou nem sendo tão dramático assim.
Abóbora Assada com Alecrim
Ingredientes
- 600g de abóbora Cabotiá ou Sergipana ou o tipo de sua preferência
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 2+ ramos de alecrim fresco
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Preaqueça o forno [alto].
- Corte a abóbora em fatias de 0,5cm a 1cm de espessura. Eu gosto de fazer a abóbora mais fina, porque ela fica pronta mais rápido, mas se preferir, pode cortar do seu jeito.
- Em uma assadeira antiaderente, arrume as fatias de abóbora de modo que todas fiquem em contato com a assadeira, pra dourar bem.
- Regue a abóbora com o azeite [de pouquinho em pouquinho], tomando cuidado para que os 2 lados de cada fatia estejam cobertos.
- Polvilhe o sal e o alecrim e leve a assadeira ao forno médio para alto por cerca de 15 minutos ou até que o lado da abóbora em contato com a assadeira esteja dourado.
- Com a ajuda de um pegador, vire as fatias e asse por outros 15 minutos. Sirva imediatamente.
Comer ou não comer a casca da abóbora: eis a questão. Quando uso a abóbora Cabotiá, como a casca. As outras, não. Eu acho a casca muito grossa, mas aí vai do gosto de cada um.
Rendimento: 4 porções como acompanhamento.
Tempo de preparo: 40 minutos.