Abóbora Assada com Alecrim

Abóbora é um dos meus legumes favoritos. Tanto que já postei receita de nhoque, de kibe, de sopa e até mesmo de bolo [doce] de abóbora! Até estranhei quando vi que não tinha abóbora assada no blog.

Eu gosto de todos os tipos de abóbora. A Cabotiá ou Abóbora Japonesa, é uma das minhas favoritas, mas como nem sempre consigo encontrá-la, a Sergipana acaba sendo a abóbora que mais uso.

Uma das minhas preguiças eternas com abóbora é descascar e cortar. Não sei o que fazer pra não ter medo de decepar minha mão no processo e normalmente os pacotinhos a vácuo do freezer do mercado ou da feira vencem. Desta vez resolvi comprar um pedaço inteiro e assar a abóbora com casca e tudo. Cortar as fatias acabou nem sendo tão dramático assim.

aboboraassada1_gordelicias.jpg

Abóbora Assada com Alecrim

Ingredientes

  • 600g de abóbora Cabotiá ou Sergipana ou o tipo de sua preferência
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 2+ ramos de alecrim fresco
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno [alto].
  2. Corte a abóbora em fatias de 0,5cm a 1cm de espessura. Eu gosto de fazer a abóbora mais fina, porque ela fica pronta mais rápido, mas se preferir, pode cortar do seu jeito.
  3. Em uma assadeira antiaderente, arrume as fatias de abóbora de modo que todas fiquem em contato com a assadeira, pra dourar bem.
  4. Regue a abóbora com o azeite [de pouquinho em pouquinho], tomando cuidado para que os 2 lados de cada fatia estejam cobertos.
  5. Polvilhe o sal e o alecrim e leve a assadeira ao forno médio para alto por cerca de 15 minutos ou até que o lado da abóbora em contato com a assadeira esteja dourado.
  6. Com a ajuda de um pegador, vire as fatias e asse por outros 15 minutos. Sirva imediatamente.

Comer ou não comer a casca da abóbora: eis a questão. Quando uso a abóbora Cabotiá, como a casca. As outras, não. Eu acho a casca muito grossa, mas aí vai do gosto de cada um.

Rendimento: 4 porções como acompanhamento.

Tempo de preparo: 40 minutos.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.