Arroz Japonês

Fazer um Arroz Japonês, também chamado de gohan, com a textura ideal não é difícil mas tem alguns segredinhos. Primeiro porque é importante que ele não fique seco ou quebradiço; segundo porque ele precisa ter um sabor neutro, para que não interfira no restante do prato.

Mas qual é o tipo de arroz que devo usar para esse preparo? Usamos o tipo uruchimai, que tem o grão curto e arredondado. Alguns supermercados já comercializam o arroz mas se você buscar em casas especializadas, é mais certo. No Brasil, encontramos o Koshihikari e Sasanishiki.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | Newsletter

Mas como fazer esse arroz sem panela elétrica e, em alguns casos, sem panelas de fundo triplo, que são as recomendadas na receita? Controlando o tempo e a temperatura em cada etapa do cozimento. E é isso que a gente vai aprender no passo a passo abaixo.

Arroz Japonês

Tempo de Preparo 45 minutes
Tempo de Cozimento 20 minutes
Porções 4 porções
Autor Raquel Arellano

Ingredientes

  • 2 xícaras arroz japonês
  • 2 xícaras água filtrada

Modo de Preparo

  1. Lave o arroz, delicadamente, com bastante água, até que a água saia praticamente transparente. É importante não ser bruto nesse processo pra que você não quebre os grãos.

  2. Deixe o arroz de molho na água por 30 minutos antes de cozinhar. Esse processo deixa o grão mais hidratado.

  3. Leve o arroz para a panela com água e tampe. Fogo médio pra alto, até começar a ferver. Não abra a tampa da panela, viu? Quando ferver, reduza o fogo para baixo e conte 10 minutos.

  4. Apague o fogo e retire a tampa. Com uma colher de bambu (ou de plástico), solte delicadamente o arroz e cubra o arroz com um pano limpo e seco. Deixe descansar por alguns minutos e tá pronto.

veja mais: receitas para o almoço ou jantar

Esse é o passo a passo para fazer o Arroz Japonês que você usará como base em outras receitas. Caso queira fazer sushi ou outras preparações, precisará temperar o arroz com uma “calda” a parte.

Caso queira usá-lo em poke e outros pratos, não precisa fazer mais nada.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.