Bacalhau é aquele alimento que faz o maior sucesso no Brasil no Natal e na Páscoa. Mas, vamos combinar, que é uma grande injustiça a gente não consumi-lo ao longo do ano? Principalmente fora dessas épocas de pico, que é justamente quando ele fica mais em conta.
Mas, aproveitando que você caiu nesse post atrás de dicas para dessalgar bacalhau, vamos falar rapidamente sobre o bacalhau? Muita gente pensa que esse é o nome de um peixe. Na real, estamos falando do peixe Gadus (Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus e Gadus Ogac), depois de passar pelo processo de salga e secura.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookNos supermercados, há duas opções de bacalhau a venda. O congelado, que geralmente já vem pronto para cozinhar (depois de descongelado, claro) e o salgado. Essa é uma técnica ancestral para conservar o produto. O processo de dessalga funciona como uma “hidratação” da carne, por isso ela acontece também em baixa temperatura (visto que não queremos cozinhar a carne).
Para dessalgar o bacalhau, você vai precisar de algumas horas, mais precisamente alguns DIAS, dependendo da sua peça de peixe. Se liga no passo a passo aqui embaixo:
Como dessalgar bacalhau
- Lave o bacalhau em água corrente, pra tirar aquele excesso de sal que vem nele. Lave bem, sem medo.
- Em uma vasilha grande, mergulhe o bacalhau em água fria, com a pele pra cima, se possível com cubos de gelo. Mas não economiza na água, não. É pra ter bastaaaante água, a ponto de cobrí-lo. Leve para a geladeira, para conservar bem.
- O tempo de dessalga vai depender do tamanho da peça de bacalhau que você estiver preparando. De acordo com o site da Bacalhau da Noruega, você precisa seguir mais ou menos esse cronograma aqui:
- bacalhau desfiado: 6 horas (trocando a água na metade do tempo)
- postas normais: 24 horas (trocando a água a cada 6 horas)
- postas grossas: 40 horas (trocar a água a cada 8 horas)
- postas muito grossas: 48 horas (trocar a água a cada 8 horas)
- lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água a cada 8 horas)
Mas Raquel, eu não tenho toooodo esse tempo do mundo pra dessalgar o bacalhau e preciso muito dele o quanto antes. Existe algo que a gente possa fazer (por favor, diga que sim).
Como dessalgar de forma mais rápida
- Lave o bacalhau em água corrente por alguns minutos, pra tirar bem o sal da crosta.
- Corte o bacalhau em pedaços menores. Coloque-o em uma panela com bastante água. Acrescente sal (ISSO MESMO) na seguinte proporção: 3 colheres de sopa para cada kg de bacalhau.
- Quando uma espuma branca se formar na superfície, desligue o fogo e escorra a água.
- Jogue uma quantidade generosa de água fria sobre o bacalhau, pra escaldá-lo enquanto ele ainda está quente.
- Experimente uma lasquinha. Se ainda estiver muito salgado, coloque-o novamente na panela, com água fria, sem o sal, até ferver.
- Escalde novamente com água fria e repita o processo quantas vezes for necessário. Mas tome cuidado para que o peixe não comece a desmanchar durante o cozimento.
Posts mais recentes:
- Panqueca Azul com Chá de Cunhã
- Cinnamon Rolls do Cinnabon
- Batata Assada no Micro-ondas
- Curry de Grão-de-Bico e Abóbora
- Waffle de Fubá com Goiabada
veja mais: receitas para o natal e o ano novo
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.