Por que planejar uma viagem para o Peru em 2018

Por influências familiares, sou apaixonada pelo Peru desde sempre. Um país cheio de histórias, com tanta diversidade cultural, visíveis não somente na arquitetura e gastronomia mas também no dia a dia, em qualquer cidade que você visite (seja na capital Lima quanto nas outras cidades do país). Mas, ainda hoje, esse é um destino considerado “exótico” por muita gente. Ou, simplesmente, desconhecido. Nesse post, quero listar falar por que planejar uma viagem pro Peru em 2018.

Para acessar todo o conteúdo já publicado sobre o Peru, acesse a tag “viagem peru“.

Melhor destino culinário

Em 2017, pelo sexto ano consecutivo, o Peru recebeu o prêmio de “Melhor Destino Culinário” do mundo. Segundo especialistas, a gastronomia peruana está cada vez mais posicionada no mundo, o que abre novas oportunidades para a exportação de nossos produtos nativos, bem como para divulgar nossas tradições culinárias e continuar inovando nossa admirada cozinha de fusión.

“Esses reconhecimentos que recebemos como país são o resultado do trabalho que estamos fazendo para promover nossos recursos turísticos e nossa gastronomia. Esses prêmios nos colocam diante dos olhos do mundo, especialmente da elite da indústria de viagens. Por isso, continuaremos trabalhando para nos mantermos em primeiro lugar e, assim, contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos os peruanos cujo bem-estar depende do crescimento das chegadas de turistas internacionais “, destacou Isabella Falco, diretora de Imagem País da PROMPERÚ.

Atualmente, existem três restaurantes peruanos que estão na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo: Central (5º lugar), Maido (8) e Astrid & Gastón (33); e há 10 restaurantes que estão na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina: Maido (1), Central (2), Astrid & Gastón (7), Osso Carnicería y Salumería (12), La Mar (15), Isolina (21), Rafael (24), Malabar (30), Fiesta (46) e Ámaz (47).

Por que planejar uma viagem para o Peru em 2018

Registro do nosso jantar no Malabar – post em breve aqui no Gordelícias

Visitar Machu Picchu

O Complexo Arqueológico de Machu Picchu foi premiado como “Melhor Atração Turística” na última edição do prestigiado World Travel Awards (WTA), cuja cerimônia de premiação foi realizada em Phu Quoc, no Vietnã. Desde 1993, o WTA se tornou em um extraordinário barômetro para medir a excelência na indústria de viagens e turismo em todo o mundo.

Em 2016, o Santuário Histórico de Machu Picchu recebeu 1,4 milhão de visitantes e mostra um crescimento de 6% nos últimos cinco anos. De acordo com o Trip Advisor, 98% dos turistas que o visitaram tiveram uma avaliação positiva de sua experiência.

Por que planejar uma viagem para o Peru em 2018

Turismo histórico

O primeiro ponto de entrada no Peru é Lima, a capital do país. Mesmo que você não explore outros destinos, é possível visitar sítios arqueológicos próximos ao perímetro urbano, museus (como o Museu Larco, que é sensacional), igrejas… Mas, é claro, que a gente indica viajar pelo país, para conhecer tudo aquilo que a gente vê nos livros e revistas, ao vivo e a cores. Arequipa, Cusco, Trujillo, Puno, Nazca… Em cada local haverá registros de civilizações e povos da América pré-Colombiana (algumas sociedades existiram antes mesmo de Cristo). É simplesmente apaixonante!

Por que planejar uma viagem para o Peru em 2018

Lhamas e alpacas

Nem preciso falar muito, né? Em Cusco você verá várias delas, fofinhas e peludas, seja nas praças ou passeando pelos sítios. Olha só a foto que fiz em Machu Picchu, gente! Lembrando que, como todo animal, a gente precisa tratá-los com respeito e amor.

Por que planejar uma viagem para o Peru em 2018

Compras de vestuário

O Peru é um dos principais fabricantes de produtos têxteis do mundo. A qualidade do algodão peruano é fora de série, fazendo com que muitas marcas famosas concentrem sua produção no país. Nos shoppings e outlets, o visitante encontra produtos de qualidade por preços acessíveis, justamente por conta dos impostos reduzidos. Vale a pena investir se você está pensando em renovar o armário com peças que vão durar por muito tempo.

“Os barzinho tudo”

Se aqui estamos falando com viajantes festeiros, que adoram uma baladinha, com direito a muitos drinks, diversão e pessoas de todo o planeta, inclua o Peru no seu roteiro nas próximas férias. Lima e Cusco oferecem um leque de bares e boates bem interessantes, sem falar nos hostels, que volta e meia promovem algum tipo de entretenimento para os hóspedes. Em Lima, minha sugestão é um tour por Barranco, que concentra uma quantidade linda de bares, em uma atmosfera super gostosa. Um dos meus locais preferidos na capital, sem dúvida.

Por que planejar uma viagem para o Peru em 2018

Turismo de aventura

Montanhismo, surf, parapente, trekking, rafting, sandboard… Se você está em busca de aventuras, seu lugar é no Peru! Por conta da geografia diversa, é possível organizar uma viagem incluindo programas bem radicais e desafiadores, dependendo da região. Por exemplo, em uma viagem de 10 dias, você pode ir de um extremo ao outro, basta uma dose de coragem e disposição!

Hablas español? Aproveite!

Nós brasileiros estamos acostumados com o portunhol desde que nascemos, diga aí. Ao chegar no Peru, você vai perceber como os peruanos são hospitaleiros e amam o Brasil, porque são super pacientes com quem não domina o idioma local. Caso você não seja fluente, essa é uma ótima oportunidade para praticar e mergulhar, mesmo que por poucos dias, nessa imersão cultural. A gente sempre volta com algo mais das viagens, né?

.

De acordo com um estudo realizado pela PROMPERÚ, o principal motivo para visitar o Peru é conhecer Machu Picchu. O mesmo relatório nos indica que 82% dos turistas que visitam o país consideram o Peru como destino gastronômico, e 25% dizem que o conhecimento sobre a gastronomia peruana cresceu em seus países de origem.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu.br/

Twitter: https://twitter.com/visitaelperu

Youtube: http://www.youtube.com/visitperu

Instagram: https://www.instagram.com/peru/

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.