Há umas semanas, estive no Abbraccio que recém inaugurou aqui no Rio e experimentei um creme de abóbora super delicioso. A mesa inteira se derretia em elogios e é claro que eu saí de lá querendo testar uma receita que chegasse perto dessa experiência. Foi assim que nasceu a receita de Creme de Abóbora com Sálvia e Cogumelos.
Sem querer me gabar mas já me gabando, o resultado ficou bem parecido. Assar a abóbora com a sálvia faz toda a diferença na hora de preparar essa receita. Usar um bom creme de leite fresco também. Ah, na hora de escolher os cogumelos, você pode usar o de sua preferência mas eu gosto muito do Paris ou do Portobello (pode tirar o talo na hora de fatiar ou então usar talo e tudo, pra não desperdiçar nadica).
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookCreme de Abóbora com Sálvia
Ingredientes
- 1 kg abóbora cabotiá
- 4 folhas sálvia
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 cebola
- 600 ml caldo de legumes
- 200 ml creme de leite fresco
- 4 dentes alho
- 200 gramas cogumelos Paris
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa molho shoyu
- azeite extra (pra assar a abóbora)
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
-
A primeira etapa dessa receita é assar a abóbora. Primeiro, lave a abóbora por fora só pra tirar aquela sujeirinha que vem do mercado/hortifruti. Corte a abóbora em fatias grossas, retire as sementes e reserve.
Em uma assadeira, regue sem dó uma generosa quantidade de azeite e acomode as fatias de abóbora. Coloque mais azeite sobre as fatias e também as folhas de sálvia, despedaçando-as grosseiramente. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino.
-
Asse a abóbora por 30 minutos. Junto com ela, acrescente os dentes de alho com casca e tudo. Vai por mim que é o “tchan” esse alho assado.
-
Enquanto a abóbora assa, vamos preparar os cogumelos. Depois de higienizá-los, fatie-os e refogue em uma frigideira com manteiga. Depois, acrescente o shoyu e deixe cozinhar por uns 3 minutinhos, fogo baixo. Reserve.
-
Abóboras cozidas? Retire a assadeira do forno descasque as fatias. Reserve a massa de abóbora. Esprema a polpa do alho, que estará bem macio e sairá facilmente da casca. Reserve.
-
Em uma panela, refogue a cebola até murchar. Acrescente a abóbora, o alho, as sálvias e junte o caldo de legumes. Deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo baixo, com a panela semi tampada.
Leve toda essa mistura pro liquidificador ou então processe com um mixer, na panela mesmo. Acrescente o creme de leite e os cogumelos refogados. Cozinhe por 5 minutos em fogo baixo. Misture de vez em quando.
-
Sirva o creme com torradas temperadas ou biscoitos de massa folhada salgado.
Observações para fazer um Creme de Abóbora com Sálvia e Cogumelos perfeito:
- tem que usar o creme de leite fresco? Tem sim. Se usar outro tipo, na hora de cozinhar, vai dar uma talhada bem feia e não queremos isso.
- faz diferença não assar a abóbora? Faz. Acredite, fica mais gostoso quando a gente assa.
- pode usar outro tipo de abóbora? Pode mas sugiro a cabotiá por ser mais gostosinha!
- não gosta de cogumelo e quer tirá-lo da receita? Pode tirar mas o cogumelo dá um charme todo especial a esse creme!
veja mais: receitas para o almoço ou jantar
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
2 Comentário
Dani Matukawa
Eu fiz duas vezes, 1 com shimeji e outro com o cogumelo paris, ficaram uma delícia! Mas na segunda vez assei a abóbora já sem a casca, para mim, ficou mais prático, quando assei com a casca, tive dificuldade de tira-la sem perder muito da abóbora. Obrigada por compartilhar!
Raquel Arellano
Que bom que gostou, Dani! <3 Essa receita é realmente muito gostosa!