Faz uns 4 anos desde que postei pela primeira vez a receita de caldo verde aqui no blog. E gosto de brincar dizendo que essa é uma daquelas receitas que ganham tantas releituras e modos de fazer que não existe certo ou errado na hora de explicar o passo a passo. Porém, eu precisava atualizar essa postagem e vocês vão entender o por quê…
A receita original de caldo verde é portuguesa, leva outro tipo de linguiça e não chega a ser tão cremosa quanto a nossa versão brazuca. Mas o que acontece é que a gente vai mexendo em certos pratos e incrementa com o tempero especial da mãe, o jeito de fazer da vó, e assim nascem as versões que carregam lembranças e amor.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookA minha receita de caldo verde leva linguiça calabresa mas você pode usar paio, se tiver. Eu gosto de passar as batatas com a cebola no mixer, quem não tiver pode amassar as batatas na mão mesmo. Já fiz com a linguiça dourada, com a linguiça cozida junto da batata, gostei mais da segunda versão. Mas vocês já sabem: sejam livres pra adaptar, remixar, mexer aqui, acolá. A graça da cozinha é justamente essa!
Receita de Caldo Verde
Ingredientes
- 5 batatas inglesas médias (mais ou menos 1kg de batata)
- 1 litro de caldo de legumes
- 3 gomos de linguiça calabresa
- 1 colher de chá de sal
- 300 gramas de couve fatiada
- Azeite a gosto
Modo de Preparo
-
Lave as batatas e descasque. Corte as batatas em pedaços grandes ou em rodelas.
-
Em uma panela, despeje o caldo de legumes e acrescente as batatas. Coloque também as linguiças, pra dar um gostinho a mais ao caldo.
PS 1: você pode usar caldo de carne também, no lugar do caldo de legumes. PS 2: eu costumava dourar a linguiça em rodelinhas e depois juntava tudo no final massss testei a receita colocando as linguiças pra cozinhar junto com a batata e acho que ficou mais saboroso. PS 3: a receita original pede linguiça portuguesa, que não é muito fácil de achar. Então você pode usar a linguiça calabresa ou paio.
-
Cozinhe as batatas em fogo médio por mais ou menos 25 minutos, até que estejam bem macias. Espete um garfo nos pedacinhos pra saber se está no ponto.
Apague o fogo e retire as linguiças, reservando-as.
-
Escorra metade do caldo (o líquido mesmo) e processe grosseiramente as batatas. Pode fazer no liquidificador, no mixer ou então com aquele espremedor de mão.
Tem gente que curte uma vibe meio sopão. Eu gosto dele mais cremoso e por isso retiro metade do líquido.
-
Volte com a mistura pra panela e confira o sal. Nós vamos acrescentar a linguiça novamente então não se empolgue e salgue demais. Fatie as linguiças bem fininhas ou corte em cubinhos, o que preferir. Junte ao caldo, incluindo também a couve, que precisa estar bem fininha.
-
Cozinhe o caldo em fogo baixo por 10 minutos, apenas para que os sabores se combinem ainda mais (e também pra que a couve fique mais macia). Sirva com pão e bastante azeite.
Gostou dessa receita de Caldo Verde e quer ver o passo a passo em vídeo? Clique no player abaixo ou acesse o canal do Raquelícias no YouTube:
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
6 Comentário
Mariana A. Eça de Queiroz
Eu AMO caldo verde! Às vezes tinha no bandejão da Vale e eu repetia algumas vezes, hahaha!
Raquel Arellano
Eu passei a gostar depois de “grande”! 😀 Nesse frio é uma gostosura!
Pê.
Melhor caldo verde do mundo. Sério.
Raquel Arellano
Virou a minha especialidade! 😀
Isabel Steffenon Weber
Bom dia.
Sei que a linguiça é uma característica fundamental do prato, mas, eu realmente não gosto de linguiças. Existe alguma outra proteína que eu possa usar para dar sabor a este prato???
Raquel Arellano
Oi, Isabel! Olha, tem gente que usa bacon (não sei se te agrada), poderia testar também com tofu defumado (eu daria uma selada nele antes, pra não ficar sem graça). Mas, de fato, a linguiça aqui faz toda a diferença.