A receita desse pão de abobrinha é especial. Ela veio da Debora Bortoleti agora está aqui no blog. Faço questão de compartilhar, espalhar por aí, a “maravilhosidade” que é esse pão. O queijo parmesão dá aquela casquinha crocante pra esse pão mas é a abobrinha que deixa tudo mais úmido e saboroso. Abobrinha é um ingrediente que a gente não dá muita bola mas olha, é tão versátil (e barato).
Esse pão cai super bem com uma geleia (eu saboreei com geleia de tomate – uma delícia vinda de Teresópolis, dica dos meus amigos da Horto Vitae) e fica ainda mais gostoso no dia seguinte. Eu te desafio a não morrer de amores por esse prato.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookPão de Abobrinha
Rendimento: 1 pão
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara de abobrinha italiana ralada (aquela ralada mais grossinha)
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó (o de bolo mesmo)
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 xícara de óleo
- 3/4 xícara de queijo parmesão ralado
- 2 ovos
- Pimenta do reino moída na hora (opcional)
- 2 raminhos de tomilho fresco (opcional)
Modo de Preparo
1. Pré aqueça o forno a 180ºC.
2. Unte uma forma de bolo inglês (20 cm) e enfarinhe. PS: a massa rende um pão lindo nessa forma, caso você tenha uma forma maior, recomendo dobrar a receita.
3. Em uma tigela, misture a abobrinha, a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e os temperos (tomilho – caso use, sal, pimenta). Reserve.
4. No liquidificador, bata os ovos, o óleo e o parmesão, até obter uma mistura homogênea. Se preferir, pode bater a mistura na mão com um fouet, é só bater beeeeem.
5. Junte o creme à mistura com a abobrinha e mexa bem. Você vai obter uma massa pesada (é esse o ponto dela). Espalhe-a na forma já preparada (untada e enfarinhada) e asse por 40 minutos, até que o pão esteja crescido e bem douradinho. Se tiver dúvidas, faça o teste do palito (saiu sequinho, tá pronto).
Deixe esfriar por uns 20 minutos antes de desenformar. Sirva ainda quentinho e apaixone-se também por esse pãozinho!
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
34 Comentário
indicefeminino
Voltando aqui só para dizer: MEODEOSDOCÉU! Que que é isso? Que coisa mais facil e gostosa. Só com um fio de azeite em cima dele quentinho…quase impossível de parar de comer.
Raquel Arellano
é uma benção na vida esse pão! <3
Maíra Assis
Dá certo com farinha integral ou de arroz???
Amo abobrinha e pão… louca pra fazer essa receita!!!
Raquel Arellano
Acredito que dê, Maíra. Vai ficar um pouco mais seco mas deve funcionar sim!
Lysandra
Tem algo que eu poderia coloca no lugar do parmesão? ou a receita dá certo sem o queijo?
Raquel Arellano
Oi, Lysandra! Uma leitora ontem perguntou se podia substituir, eu ainda não havia testado… ela usou creme de cottage no lugar do parmesão e super funcionou!
Raquel Arellano
Não dá pra simplesmente retirar o ingrediente sem substituir… porque ele mexe na textura do pão, sabe?
Grazielle Junqueira
Ao invés de ralar a abobrinha, cortei em tirinhas finas; substituí o parmesão ralado por gouda bem picadinho; também adicionei orégano ao invés de tomilho. Ficou incrível! Quero fazer mais uns testes, substituindo a abobrinha por outros vegetais (como cenoura, berinjela e chuchu), alterando o queijo e as ervas, e também pretendo testar com farinha de aveia. Essa receita é um convite à criatividade! Delícia!
Raquel Arellano
Cozinhar é isso mesmo, Grazielle! A gente pega uma receita e faz um remix! 🙂
Glicia
Faço muitas receitas aqui do blog e sempre gostei de tudo que eu fiz, mas essa receita merece um PELO AMOR DE DEUS! É perfeição demais! Fiz ontem à noite pela primeira vez; ia dar minhas tradicionais alteradas, mas resolvi fazer do jeitinho exato que tava a receita (só o tomilho que eu não tinha)… Resultado: éramos quatro pessoas em casa e o pão acabou em minutos, só consegui guardar uma fatiazinha pro café da manhã hoje… rsrsrs. Eu já estava pensando no mesmo que a Grazielle falou aí embaixo: tentar outros vegetais (chuchu, cenoura e abóbora foram os que me passaram pela cabeça. E os zapallitos que conheci no Uruguai e amei… é tipo uma abobrinha mesmo, só que mais saborosa ainda), pensei no alecrim no lugar do tomilho (só não coloquei pq ontem eu tava sem também… AMO alecrim. Cheguei a pensar no orégano, mas ando meio cansada dele, depois vou testando com outras ervas), também pensei em colocar uma proporção de 3/4 xic de farinha branca, 1/4 de farinha de linhaça e chia e 1/2 de farinha integral (vou ver se testo isso hoje, já que o pão fez tanto sucesso, vale repetir logo na sequencia, né?), e curti muito a dica do creme de cottage que vi aqui nos comentários. Vou tentar de tudo…. rsrsrrss.
Raquel Arellano
Glicia, que delícia o seu comentário! É o que costumo dizer, receita a gente acaba espalhando e dando a nossa mudada, essa é a parte mais legal de cozinhar! Eu vou fazer o pão novamente hoje com alterações, estou confiante! Pensando em fazer com chuchu, vamos ver que bicho que dá! <3
Glicia
Raquel, preciso dividir uma pequena alteração que eu fiz e que ficou DIVINA: ao invés de usar óleo, usei aquele azeite do confit de tomate, super aromatizado e temperadinho… olha… <3 amor de verdade <3
Raquel Arellano
Cara, que receita mais perfeita e versátil. vontade de abraçar forte a Debs (que criou a mesma)! <3
Rejaine Dias
Eu sempre faço desse pão, porque sou grudada no Pitadinha (blog da Ju)…faço com um mix de farinhas diferentes porque evito o gluten…já fiz com cenoura e fica igualmente maravilhoso!
Raquel Arellano
Vou experimentar com cenoura! 😀
Ana Sol
Rejaine, qual a proporção das farinhas q vc usou?
Hoje fiz com 2/3 de farinha de arroz e 1/3 de fécula de batata, ficou delícia, mas achei que esfarelou demais…
Fernanda S.
Raquel, pode substituir por farinha de arroz? Vou fazer hoje mesmo!!
Raquel Arellano
Pode mas vai mexer com a textura do pão! 🙂
Leilane Barreto
Raquel, vim aqui dizer que acabei de fazer o pão e ele é maravilhoso!! Usei farinha de aveia e farinha de arroz e deu super certo! Como não tinha tomilho, coloquei orégano e alecrim e o cheirinho que ficou pela casa é divino! Com certeza vou fazer mais vezes!!
Raquel Arellano
IUUUUHUL! o/ Essa receita é daquelas que a gente troca daqui, dali, e fica incrível! 😉
Clariana Guimarães
Raquel, fiz o pão e foi um sucesso! Fiz para receber amigos em uma noite de queijos e vinhos, todos AMARAM! Servi com geleia de amora. Sou fá do seu blog, obrigada por compartilhar tantas receitas bacanas!
Raquel Arellano
Ai que lindo, obrigada pelo feedback! <3 Esse pão fica ótimo com geleias docinhas… eu comi com uma geleia de tomate que MELDELS!
Raquel Arellano
Usou forma muito grande, Betina? 🙁
Amanda
Um dos pães mais gostosos que já comi. Fiz igual a receita, só não tinha o tomilho. Meu namorado e eu comemos o pão puro inteiro no mesmo dia.
Raquel Arellano
Receita mágica! <3
Raquel Arellano
UHUL! <3
Jaqueline Andreza
Fiz agora, mesmo com farinha integral e ficou maravilindo. Só, não experimentei ele porque, vou aguardar pra saborear na janta com meu esposo após, um dia de trabalho…nada melhor, não é mesmo? Mas, com certeza ficou gostoso, uma lindeza ver os detalhes verdes da abobrinha no meio da farinha integral. Obrigada por compartilhar anotei em meu livro de receitas, que certamente, um dia será últil também, as minhas filhas, netas e noras. Beijo e abraço.
Raquel Arellano
Fico tão feliz em ler seu comentário! <3 Sem dúvida, essa receita é bem incrível, dá vontade de fazer todo dia. E é dessas que você não consegue parar de comer, de tão boa! <3
Nat
Olaaa
Pode trocar o óleo por azeite?
Raquel Arellano
Oi, Nat! Nunca experimentei trocar. Mas acredito que dê certo (porém vai ficar um sabor forte de azeite no pão).
Patricia
Troquei o óleo por azeite e ficou divino! o pão é maravilhoso !
moema
OI, Raquel =). Será que dá pra substituir o fermento químico seco pelo fermento biológico seco, ou mesmo apenas pelo bicarbonato? Se você acha que dá, como sugere fazer a adição? Pensando aqui em como fazer com os ingredientes que tenho em casa. Um beijo.
Raquel Arellano
Oi, Moema! Eu nunca fiz a substituição, então não sei te dizer o resultado que você vai obter ao substituir. Eu tentaria usar apenas o bicarbonato, talvez numa quantidade um pouco maior (tipo 1 colher de chá, no máximo). Se você testar, me diz como ficou? 🙂