Arroz Doce

Arroz doce é uma dessas receitas que cada família tem a sua e é um prato consumido mundialmente. Minha família peruana sempre servia o doce como sobremesa e quando estive nos Estados Unidos percebi que os norte-americanos também curtem muito saborear o quitute. Fiquei tão curiosa em relação à origem desse prato que, obviamente, fui pesquisar.

De origem asiática, o arroz doce nada mais é do que arroz cozido com leite e açúcar. O sabor especial acontece com o acréscimo de alguns ingredientes (varia entre casca de laranja e limão) e outros aromas (algumas receitas incluem água de flor de laranjeira). Optei por compartilhar aqui no blog uma receita mais tradicional, inclusive essa é a que minha avó costumava fazer. Você pode incrementar seu arroz com amêndoas laminadas, cardamomo, passas e até chocolate.

Aprenda a fazer o tradicional arroz doce em uma receita fácil e deliciosa. Mais em https://raquelicias.com.br/.

Arroz Doce

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz cru (usei o agulinha mas pode usar o cateto ou arroz para sushi)
  • 2 xícaras de água filtrada
  • Lascas da casca de 1 limão pequeno
  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 600 ml de leite integral
  • 1 rama de canela
  • Canela em pó para finalizar na hora de servir

Aprenda a fazer o tradicional arroz doce em uma receita fácil e deliciosa. Mais em https://raquelicias.com.br/.

Modo de Preparo

1. Em uma panela, ferva a água e acrescente o arroz em seguida. Cozinhe o arroz com a casca de limão e com a canela em rama. Deixe a panela semi-tampada.

2. Quando o arroz estiver cozido (a água estará praticamente seca) acrescente o leite condensado e o leite. Retire a casca de limão e deixe cozinhar sem tampa, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Fique de olho pois o creme costuma subir com a temperatura do fogo.

3. Cozinhe por mais ou menos 20 minutos. O arroz vai ficar bem cremoso, por isso se for do seu agrado o creme mais ralo, é só acrescentar um tanto de leite.

Sirva com canela em pó salpicada por cima ou paçoca esfarelada.

Aprenda a fazer o tradicional arroz doce em uma receita fácil e deliciosa. Mais em https://raquelicias.com.br/.

Rendimento: 6 porções.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.