Adegão Português: pedacinho de Portugal agora em Ipanema

Meu primeiro contato com o Adegão Português aconteceu há alguns anos, ao realizar um experimento bastante interessante: a busca pelo melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro. Na ocasião, a primeira parada do tour foi no Adegão ali de São Cristóvão. A casa estava prestes a abrir (nos organizamos pra ir bem cedo, pois fica lotado e a gente precisava de uma mesa pra experimentar a iguaria). O gerente foi super gentil e atencioso, acho super bacana a iniciativa e acabou deixando por conta do estabelecimento aquelas porções de bolinho. Foi o meu preferido de toda a ronda.

Há algumas semanas tive a oportunidade de visitar a unidade de Ipanema, em uma localização excelente. A fachada nada lembra a unidade de São Cristóvão. A decoração interior também é mais moderna e despojada. Mas quando a comida começa a chegar… você tem certeza que está no Adegão.

adegao3

O tradicional bigodinho português

Fundado há mais de 50 anos no Campo de São Cristóvão, e com uma filial que está há 11 anos no Rio Design Barra, o Adegão de Ipanema ocupa uma casa de dois andares, na esquina das ruas Barão da Torre e Vinícius de Moraes. Quem assume a cozinha dessa unidade é o jovem chef carioca Rafael Freitas (que também comanda a cozinha da unidade Barra). Sócio da casa na zona sul, Rafael leva para os clientes os clássicos que fazem a boa fama do cardápio da primeira unidade, bem como outros pratos criados sob sua gestão. OBS: o menu de Ipanema é diferente das demais unidades, por isso vale dar uma olhada no site. Infelizmente não há preços na versão online.

“Raquel, qual é a média de preços?”. Como há variação entre os preços de segunda à sexta e nos fins de semana, preferi deixar em aberto. Posso dizer que não é nada muito acima do mercado, os valores condizem com a porção servida e isso é muito bom.

A experiência no Adegão consistiu em saborear um menu degustação preparado especialmente para a ocasião. Além dos tradicionais bolinhos de bacalhau, que seguem sendo meus favoritos na cidade, também ~abrimos os trabalhos~ com o couvert que traz variedade de antepastos e conservas. Eu poderia ter ficado só nas entradas mas algo muito melhor viria em seguida. Dá só uma olhada:

adegao12 adegao11

Cesta de pães e antepastos & conservas – poderia me alimentar só disso, com uma generosa porção de bolinhos de bacalhau // O que vem no couvert: Pasta de Bacalhau, Pasta de Salmão, Pasta de Favas, Pasta de ovos com maionese, Azeitonas Portuguesas Temperadas, Batata calabresa com pimenta e azeite, Chorizo português, Manteiga de ervas, Azeite com alho e salsinha, Cenoura cozida e temperada

adegao8

Bacalhau dos 10 Anos: lascas com queijo parmesão, assados ao molho alho poró e camarão com camada de cebola, tomate em rodelas e batata ao murro

adegao7

Arroz de Costelinha Suína com Favas: costelinha suína cozida em vinha d’alho por 2h misturado com favas brancas + chorizo, linguiça, arroz, azeitonas pretas e coentro

Vale mencionar também a vasta carta de vinhos de diversos cantos do mundo. O restaurante conta com um premiado trio de sommeliers: Julio Oliveira, Francisco EdCarlos e Marcos Lima, que depois de uma temporada se dividindo entre consultorias e salas de aulas escolhe o salão do Adegão Português de Ipanema para voltar à ativa.

adegao1

Além da adega, há também uma mesa com licor, whisky e vinho do porto, próximo ao café – perfeito para saborear um trago após a refeição

Pra finalizar, o plus da unidade Ipanema é a cafeteria, onde você pode saborear as incríveis sobremesas portuguesas acompanhado de café ou vinho preferido. Os tradicionais doces se misturam às criações de Rafael, pensadas especialmente para a cafeteria, como a bomba de ovos moles com laranja e cobertura de chocolate.

adegao2

Um charme só a parede do café, que tem iluminação aconchegante

adegao5

adegao6 adegao4

Parte das sobremesas oferecidas tanto no café quanto no cardápio do restaurante. Na primeira foto: Natas do Céu (meu preferido), Baba de Camelo e Copas de Amoras. Na segunda foto: Rocambole de Laranja e Amêndoas Queimadas. Por último, o tradicional Toucinho do Céu.

Se vale a visita? Com toda a certeza do mundo!

.

Adegão Português

Endereço: Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema
Horário de Funcionamento: De domingo a quinta, de 12h às 24h; Sexta e Sábado, de 12h à 1h
www.adegaoportugues.com.br

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.