Imaginem que você está em uma fazenda teste cheia de plantações de hortaliças, legumes e verduras. Daí alguém te fala “leve tudo o que puder carregar”. Você se empolga, vidrado e apaixonado por cada tomatinho, berinjela, todos coloridos e saborosos, fresquinhos. Confesso que não tive maturidade e acabei trazendo muitos cachinhos de tomates, mesmo ignorando o fato de que havia ainda dois voos de volta pra casa – o vídeo mostrando essa viagem entrará na semana que vem aqui no Gordelícias.
Daí que essas lindezas estavam habitando a minha cozinha e eu precisava cozinhar algo muito especial com eles. De cara, pensei em uma torta repleta de tomatinhos, já que havia tantas cores e formatos para rechear o meu quitute.
Torta de Tomates e Ricota
Receita publicada no site da Williams-Sonoma
Ingredientes
Para a massa
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (eu usei 1/2 xícara de farinha integral)
- 1 colher de chá de sal
- 300 gramas de manteiga sem sal (tem que ser gelada)
- 1/4 xícara de água gelada
Para o recheio
- 2 xícaras de ricota esfarelada (mais ou menos uns 500 gramas)
- 1 xícara de parmesão ralado (mais ou menos 250 gramas)
- 2 colheres de sopa de manjericão picado
- 500 gramas de tomates fatiados (usei cereja amarelo, grape, italiano)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Manjericão para finalizar
Modo de Preparo
Para fazer a massa
1. Em uma vasilha grande, misture a farinha e e sal. Acrescente a manteiga (em pedacinhos e gelada) e com as mãos vá amassando, até obter uma farofa. Agora acrescente a água gelada aos poucos, até obter uma massa moldável. Se houver necessidade, pode acrescentar um pouco mais de água. A textura que queremos é a de “massinha” mas sem estar pegajosa.
2. Embrulhe com plástico filme e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora. Se preferir, faça de véspera e trabalhe a massa no dia seguinte.
Para montar a torta
1. Passado o tempo de descanso da massa, vamos montar a torta? Aproveito aqui para pré-aquecer o forno a 200ºC.
2. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo com mais ou menos 3 mm de espessura. Delicadamente, transfira a massa para uma uma fôrma de fundo removível (não precisa untar porque essa massa já tem muita manteiga). Pressione com os dedos para “grudá-la” na fôrma e retire o excesso. Leve a massa para a geladeira por 10 minutinhos.
3. Retire a massa da geladeira e cubra a superfície da mesma com papel manteiga. Coloque grãos de feijão ou algum outro tipo de peso para que ao pré-assar ela não estufe. Vamos levar ao forno por 12 minutos e esse truque é muito importante pra que nossa torta dê certo.
4. Retire o papel manteiga e os feijões e continue assando por mais 10 minutos, ou até que ela fique dourada.
5. Em uma vasilha, misture a ricota, o queijo parmesão e o manjericão, temperando a gosto. Com a massa já fria, espalhe a mistura de queijos pela superfície da torta, finalizando com os tomates fatiados. Uma dica preciosa aqui: ao fatiar os tomates, deixe por uns minutos repousando sobre papel toalha, assim ele não fica tão encharcado, comprometendo o recheio da torta.
Finalize com manjericão e azeite, se desejar.
Rendimento: 8 fatias.