Esse post foi publicado originalmente em 2011. De lá pra cá, muita coisa mudou. Na época, eu morava com meus pais e vovó cuidava das minhas refeições durante a semana, afinal era sempre muito difícil conquistar algum espaço na cozinha já que ela era a rainha do pedaço. Obrigada, vovó, por ter cuidado de mim com tanto amor. A receita de hoje, um purê de batata baroa, super simples e gostoso, representa essa ligação que nós temos com a comida. Dos pratos mais simples e singelos, surgem as lembranças mais especiais que podemos ter.
A batata baroa é conhecida também como mandioquinha. Nem sempre é fácil de encontrar, dependendo de onde você more. Ela também não chega a ser baratinha mas te garanto que vale a pena trazer algumas batatas de vez em quando, pra fazer esse purêzinho.
Purê de Batata Baroa
Ingredientes
- 500 g de batata baroa
- 1 colher de sopa de requeijão cremoso (bem cheia)
- 1 pitada de sal (equivale a 1/2 colher de chá)
- Noz moscada ralada (à gosto)
- Pimenta do reino (à gosto)
Modo de Preparo
1. Descasque a batata baroa e corte em pedaços. Cozinhe em 1 litro de água filtrada, com sal.
2. Em fogo médio, deixe cozinhar por pelo menos 25 minutos. O ponto ideal é quando você consegue amassá-la com o garfo (eu geralmente espremo a batata contra a panela, se desmancha fácil tá ótimo).
3. Escorra o caldo quase que totalmente. Eu geralmente deixo um tico de nada só pra deixar meu purê mais molinho. Amasse com o próprio garfo ou com espremedor de batata.
4. Volte com a panela pro fogo (baixo) e acrescente os temperos e o requeijão. Abri mão da manteiga por causa do requeijão (que já tem gordura). Ele acaba deixando o purê mais cremoso e aveludado. Se você preferir ele ainda mais cremoso, pode usar um mixer para processar os pedacinhos que venham a ficar.
.
Esse purê pode ser usado como base para escondidinhos e aqueles “bolos de batata”. Receitinha simples pra ter sempre em mente na hora de comer algo gostosinho.
.
Pra encerrar esse post, deixo vocês com a foto da comidinha que ela preparou pra mim há quase 5 anos, quando eu tava chumbadona de sinusite:
Rendimento: 4 porções.
11 Comentário
Diogo Rodrigues
Picadinho com purê de batata baroa. Fica o bixo! 😉
Raquel
Qualquer carninha com purê de baroa é certeza de sucesso!
Rafael Muzy
Homem sozinho em casa é complicado. Ainda bem que achei o Gordelícias pra não morrer de tédio gastronômico!
Raquel Arellano
Obrigada, Rafael! <3
Mariana Pereira
Hahaha, “Abraçar a alma”…Adorei!
Raquel
E não é, Mariana? 😉
Francisco
Muito bom á maneira de ensinar,parabéns
Brigadeiros e Barcelona
Batata baroa é muito amor! Faz muuuito tempo que não como e preciso mudar essa situation djá!
Raquel Arellano
Purezinho é tão simples e gostoso, né? É fácil de encontrar por aí?
Manuela Niquet
Ficou ótimo. Obrigada!
Raquel Arellano
Eu que te agradeço pelo feedback! 🙂