Se tem um bolo que eu adoro é bolo de aipim (ou mandioca ou macaxeira). Aqui no Rio a gente fala aipim pra cá, pra lá. É um dos meus bolos preferidos, principalmente se for feito com coco ralado fresco, ô lembrancinha da infância quando a Vovó comprava coco no mercado e depois era aquela luta pra abri-lo, eu adorava ver como ela fazia.
Essa receita eu peguei emprestada da Patty, que publicou em seu blog maravilhoso com a chamada “bolo rápido de liquidificador”. Tem coisa melhor? Fiz uma observação na receita em relação ao modo de processar essa massa, porque ela é bem pesada e se você não tiver carinho com ela, pode acabar aposentando mais cedo seus eletrodomésticos. Pode se jogar nesse bolo sem dó. Com um café quentinho acompanhando, é amor em forma de comida! 😀
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookBolo de Aipim (ou Mandioca ou Macaxeira)
Receita da Patty do Aqui Na Cozinha
Ingredientes
- 1 kg de aipim (descascada e picada)
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml leite de coco (1 vidrinho)
- 100g de coco ralado (dê preferência ao coco ralado fresco)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 3 ovos
Modo de Preparo
1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe a forma de sua preferência (usei redonda sem furo no meio, de 27cm). Sugestão: troque a farinha de trigo por açúcar refinado na hora de ~enfarinhar~.
2. Vamos processar todos os ingredientes dessa receita no liquidificador. Porém, conselho da tia Raquel: se o seu liquidificador não é desses muito potentes, sugiro ir batendo por partes. Coloque metade do aipim cortado com os líquidos. Conforme for ficando pastoso, acrescente o restante. Ou então use um processador de alimentos (meu caso) caso você tenha amor ao seu liquidificador e não queira vê-lo falecido. Você vai obter uma massa bem grossa e com pedacinhos de coco e aipim. É assim mesmo.
3. Leve a massa ao forno por aproximadamente 40 – 60 minutos. Diferente de bolos com farinha na massa, esse daqui fica parecendo um cuscuz e um pouco mole ainda quente. É preciso esperar esfriar para tirar da fôrma e cortar.
No dia seguinte fica ainda melhor. Casquinha crocante em cima, molinho por dentro. Amor demais esse bolinho!
Rendimento: 16 fatias
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
6 Comentário
Myrian
Estou morando em Portugal há 2 anos e apesar daqui ter doces e pães deliciosos, as vezes me sinto um pouco nostálgica e ontem me deparei com sua receita de bolo de aipim, comprei mandioca, vem do Brasil, e fiz…ficou maravilhoso!! Muito obrigada por disponibilizar essa receita! Meu dia ficou melhor!
Raquel Arellano
Que feedback bacana, fico muito feliz! 🙂
Leandro
Pelo menos você foi honesta e colocou a foto real do bolo, porque o que mais tem na internet são capas de vídeos que nao sao do resultado real. disso eu sei porque essa receita eu procuro há muot tempo e nao consigo achar, que é aquela receita de bolo de barraquinha de rua aqui do RJ. Não adianta! Já fiz mais de 50 verzes, diversas variantes e nunca chegou nem perto
Raquel Arellano
Todas as fotos neste site são de minha autoria ou de antigas colaboradoras.