Galette de Figo

Comprei uma caixinha de figos no sacolão volante que toda terça-feira dá o ar de sua graça aqui na rua. Daí bateu aquela vontade de fazer algo bonito com os figos, mas não queria fazer salada nem compota. Lembrei de uma galette que tinha visto no blog da Patricia Scarpin e também no uma receita do Paladar. Fiz um “mix” das duas receitas e assim surgiu essa torta rústica tão charmosa e delícia.

O mais difícil aqui é trabalhar com a massa. Assim como nessa torta rústica ratatouille, você precisa deixar sua massa na geladeira por algumas horas. Antes de abrir, deixe alguns minutos em temperatura ambiente para amolecê-la um pouco mas não muito. Estamos trabalhando com uma massa com bastante manteiga e quanto mais você manipulá-la, o calor das mãos ou do rolo vai deixá-la muito mole. Mas se quebrar um pedacinho de massa, não tem problema. Fica gostoso mesmo assim!

Galette de Figo | Gordelícias

Galette de Figo

.

Ingredientes

  • 1 caixinha de figos (10 unidades)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 90 gramas de manteiga sem sal (gelada e cortada em pedacinhos)
  • 4 colheres de sopa de açúcar (usei açúcar baunilhado)
  • 3 colheres de sopa de amêndoas laminadas (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de água gelada

Modo de Preparo

1. Misture a farinha de trigo com a manteiga com as mãos. Junte 1 colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Quando já estiver com aspecto de farofa, acrescente as 2 colheres de sopa de água gelada. A massa vai começar a desgrudar e virar uma bolinha.

2. Envolva a massa com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 1h (eu deixei de um dia pro outro).

3. Depois do descanso da massa, deixe-a em temperatura ambiente por uns 5 minutos. Em uma superfície lisa, cubra com papel manteiga. Coloque a massa sobre o papel e cubra com mais uma folha de papel manteiga. Com um rolo de abrir massa, vá abrindo até obter um disco. Se preferir, use uma forma redonda para acomodar sua massa e ajudar na hora de assar – eu usei uma forma pequena .

4. Salpique 2 colheres de sopa de açúcar sobre a massa. Corte os figos em 4 e acomode-os sobre o açúcar. Deixe uns 3 cm de massa para a borda. Depois, é só “cobrir” parcialmente o recheio, para obtermos uma bordinha crocante. Finalize com mais 1 colher de sopa de açúcar e asse em forno pré-aquecido por 40 minutos.

O tamanho da galette vai depender do quanto você abrir a massa. Eu gosto dela mais grossinha então acabou ficando menorzinha. Essa quantidade de massa não rende tanto, por isso para uma torta maior, dobre a receita.

Galette de Figo | Gordelícias

Galette de Figo | Gordelícias

Tempo de preparo: 1h a 12h (descanso da massa) + 1h de preparo e forno

Rendimento: 8 fatias

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.