Uma amiga havia compartilhado no Facebook a foto de croquetinhos com uma aparência incrível. Como sou “olhuda” e é só ver uma friturinha passando na timeline que já fico toda animada, perguntei no ato do que se tratava e ela respondeu “bolinho de feijão”. Mas pela corzinha clara não era um feijão nosso de cada dia, aqui no Rio o amado feijão preto. Era feijão clarinho.
Essa receita leva feijão branco mas você pode usar o feijão que estiver dando sopa na sua casa. Eu dei uma temperadinha marota na receita e cá está, pra vocês fazerem nesse fim de semana lindo.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookBolinho de Feijão Branco
Rendimento: 12 bolinhos
Tempo de preparo: 1h
Ingredientes
Para a massa do bolinho:
- 200 de feijão branco (já cozido e sem caldo)
- 1/2 cebola picadinha
- 1 colher de sopa de azeite
- 50g de farinha de rosca
- 1 ovo
- Salsinha picadinha
- 1 colher de sopa (rasa) de sal
- Pimenta do reino moída na hora (ou 1 pitada de pimenta já moída)
- Óleo para a fritura
Para empanar os bolinhos:
- 6 colheres de sopa de amido de milho
- 6 colheres de sopa de água filtrada fria
- 8 colheres de sopa de farinha de rosca
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
1. Amasse o feijão já cozido e sem caldo, até obter um purê. Reserve.
2. Refogue a cebola no azeite até ficar macia, não deixe queimar. Em fogo baixo, acrescente o feijão amassado ao refogado, juntamente com os temperinhos e a farinha de rosca. Acrescente o ovo e continue mexendo. Misture até obter uma massa homogênea. Apague o fogo e deixe a massa esfriar.
3. Rapidamente, vamos preparar a mistura para empanar nossos bolinhos. Em um prato fundo, junte o amido de milho com a água. Você vai obter uma papa esbranquiçada e esquisita mas não se assuste, é assim mesmo. Coloque 1 colher de sopa de parmesão ralado pra dar um saborzinho extra e reserve.
4. Molde a massa em formato de croquetinho ou então bolinhas, você decide. Se grudar na mão, pode molhar beeem de levinho com água para “untar”. Mergulhe o bolinho na mistura de amido de milho. Depois, passe o croquetinho na farinha de rosca e reserve. Repita o processo até terminar a massa.
5. Frite os bolinhos em óleo quente até que estejam dourados e crocantes. Escorra e absorva o óleo com papel toalha. Sirva ainda quentinho com seu molho preferido.
Você pode colocar recheio nesses bolinhos ou servir puro. Os meus ficaram muito gostosos e crocantes! E você vai perguntar “pode assar”? Pode sim! 🙂
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
2 Comentário