Panquecas de Couscous Marroquino

Couscous Marroquino não é nenhuma novidade. Quando vi a receita do Yotam Ottolenghi em seu maravilhoso livro “Jerusalém”, não pude acreditar que aquele couscous que sempre comemos soltinho feito arroz poderia virar algo próximo a panquecas.

É fácil, rápido e delícia. Os pontos importantes são: usar um bom caldo de legumes – preferencialmente feito em casa e uma frigideira antiaderente. Ao meu ver, a única dificuldade está em desinformar as panquecas.

Panquecas de Couscous Marroquino

Panquecas de Couscous Marroquino

Ingredientes

  • 1 xícara de sêmola para couscous
  • 1 xícara de caldo de legumes
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 tomates maduros e sem sementes picadinhos
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

  1. Ferva o caldo de legumes, desligue o fogo e acrescente a sêmola para couscous e deixe descansar por cerca de 10 minutos até que os grãos amoleçam.
  2. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola e os tomates em 2 colheres de azeite até que estejam dourados e macios. Acrescente então o extrato de tomate, mexa bem e desligue o fogo.
  3. Misture o molhinho de tomate que acabou de preparar ao couscous e acerte o sal e a pimenta. O couscous vai ficar alaranjado e um pouco grudento.
  4. Ligue o fogo baixo para médio. Passe um papel toalha na frigideira antiaderente, coloque um pouquinho de azeite e forre o fundo da frigideira com uma camada de cerca de 3mm de couscous. Pressione com as costas de uma colher para que forme uma crosta mais firme do lado da panqueca em contato com a frigideira. Aqui em casa esse processo durou cerca de 4 minutos e fiz só de um lado mesmo.
  5. Retire as panquecas da frigideira com a ajuda de uma espátula e um prato. Sirva mornas.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 panquecas de cerca de 15cm de diâmetro [a quantidade de panquecas vai depender do diâmetro da sua frigideira]

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.