Docinho de Cenoura

Minha mãe vive contando que no tempo dela os docinhos de festa não eram sempre à base de leite condensado. Tinha docinho de côco, de mamão, de abóbora, batata doce – todos feitos à base de ingrediente principal, açúcar e braço firme pra dar o ponto.

Depois de comer um ovo de Páscoa vegano delícia da Veg & Tais, fiquei pensando se não poderia testar uma receita vegana para mimos de Páscoa e que não envolvesse chocolate ou soja. Juntei as ideias da minha mãe com a páscoa e lá fui eu fazer docinho de cenoura.

Não sei se é a cor laranja, mas docinho de cenoura tem o gosto bem parecido com doce de abóbora. Se gosta de um, vai gostar do outro!

Docinho de Cenoura

Docinho de Cenoura

Ingredientes

  • 3 cenouras médias
  • 1/4 de xícara de açúcar demerara
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 4 cravos da Índia

Modo de preparo

  1. Higienize, descasque e cozinhe bem as cenouras até que seja possível amassá-las com um garfo. Desligue o fogo, escorra a água e reserve.
  2. Processe ou liquidifique as cenouras cozidas até que obtenha um purê fino e uniforme.
  3. Leve o purê de cenoura, os cravos e 1/4 de xícara de açúcar demerara ao fogo baixo e mexa até que esteja em ponto de enrolar. Demora cerca de 10 minutos e a massa mingua bastante. Tenha muque e paciência, que vai dar certo.
  4. Deixe que a massa do docinho esfrie por completo e em seguida, retire os cravos e enrole no formato desejado. Passe no açúcar cristal e devore. Fiz os meus docinhos em formato de cenourinhas e usei folhas de salsinha para enfeitar. Achei fofo!

Tempo de preparo: 1 hora [contando com o tempo de resfriamento do doce antes de enrolar]

Rendimento: 12 cenourinhas

O que achou?

1 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.