Salada com Figos Caramelizados e Queijo Feta

Encontrei figos maduros!

Pode parecer uma comemoração boba, mas é raro encontrar figos por aqui! E quando encontro figos maduros e queijo feta de uma só vez, aí é perfeição demais! Esta salada estava implorando pra ser feita: o doce suculento dos figos caramelizados somados ao amargo da rúcula e o salgado do queijo feta formam uma combinação mais que perfeita. Pra completar, fiz uma redução de balsâmico com suco de laranja e alho, que ficou especial.

saladafetafigo_gordelicias

Salada com Figos Caramelizados e Queijo Feta

Ingredientes

  • 2 maços de rúcula
  • 6 figos maduros cortados em 4 partes
  • 100g de queijo feta cortado em cubinhos [queijo de cabra do tipo mais firme]
  • 1 colher de sopa de açúcar [usei demerara]

Para o molho

  • Suco de 1 laranja
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 2 dentes de alho bem picadinhos
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira, derreta o açúcar em fogo baixo e caramelize os figos posicionando eles com a parte interna em contato com a frigideira e pressionando levemente por cerca de 1 minuto.
  2. Vire os figos para que caramelizem também a parte da casca. Se necessário acrescente um pouquinho de água na frigideira. Deixe que o lado da casca fique em contato com a frigideira por 1 minuto. Retire os figos da frigideira e deixe que eles esfriem.
  3. Ainda com a frigideira da caramelização dos figos no fogo baixo, acrescente o suco de laranja, o balsâmico e o alho, misture bem e deixe que reduza a um molho espesso. Desligue o fogo e reserve.
  4. Arrume as folhas de rúcula já higienizadas em uma travessa e acrescente o queijo feta, os figos e a redução de balsâmico com suco de laranja [já fria]. Misture bem e sirva.

Tempo de preparo: 30 minutos [contando com o tempo para resfriar os figos e o molho]

Rendimento: 4 porções

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.