Estava organizando minha pasta de fotografias de 2014 e me dei conta de que havia cometido uma grande injustiça com os leitores que já acompanham o blog há algum tempo: fiquei devendo um post sobre meu tour gastronômico pelo Peru.
Ano passado, estive no Peru duas vezes. É muita benção pra quem passou 32 anos sem conhecer o país vizinho. Meu pai é de lá e isso quer dizer que eu tenho uma família todinha “praquelas” bandas. Tios, primos e até uma irmã. Em setembro, juntamente com uma turma linda e maravilhosa, visitamos alguns restaurantes desejados e também a famosa feira gastronômica Mistura (aqui nesse post explico melhor).
No dia em que visitamos o Mistura, digamos que eu estava meio mal mas isso não me impediu de fotografar tanta coisa bonita e diferente. Havia centenas de barracas de produtores locais, produtos típicos, comidas e bebidas. O evento acontece em um espaço bem grande, aberto, e próximo ao mar. No fim da tarde fazia um frio de leve – o que nos obrigou a levar casacos.
A costa de Lima é marcada por esses barrancos como vocês veem na foto acima!
Muita parrilla, muita chaufa, muito ceviche… Tinha até ceviche erótico:
Brincadeiras à parte… Preciso dizer que voltei ainda mais apaixonada por batatas e meu sonho era poder encontrar algumas delas por aqui. Mas não tem problema, eis mais um motivo para retornar à terrinha quando a saudade apertar.
Descobrimos essa marca de batatinhas chips feitas de batatas nativas. O sabor é bem parecido com a nossa batata inglesa e olhem só que coisa linda é a cor dessa batata por dentro:
O milho também é algo bem peculiar na culinária peruana. Além do tradicional milho verde (que tem grãos amarelos), no Peru encontramos o milho roxo, do qual se produz a famosa chicha morada – um refresco encontrado em praticamente todos os lugares. É como se fosse o nosso suco de caju.
Peruanos também são apaixonados por pimentão. Aqui nesse post, ensinei a famosa papa a la huancaína (batatas com um molho cremoso muito saboroso, feito do pimentão amarelo). Tudo pra eles tem pimentão.
E os grãos… Acabei não fotografando a famosa quinoa, que você encontra em várias cores. Mas fotografei esses feijões lindos e até trouxe um pacotinho pra casa. Uma pena que quando você o cozinha não fica assim tão bonito…
Quando estive em Cusco, ao visitar o Mercado Municipal (preciso mostrar pra vocês, inclusive), vi várias barracas com pães bem grandes e em formato de bichinho. E lá estavam os pães exóticos nas barraquinhas do Mistura. Não sei se dá pra ver na foto alguns pães em formato de jacaré. Era bem estranho e o pão meio massudo mas vi muita gente levar.
Mesmo enjoada, acabei experimentando esse “sorvete” de quinoa. Ele era feito de um jeito engraçado, nessa espiral super gelada, que vai condensando uma espécie de creme com gosto de mingau. Era muito doce e levemente enjoativo mas eu até que curti.
E o que falar desse sushi de chocolate? Ele vinha geladinho, em vários sabores. Quem provou, curtiu.
Chicha morada: há quem ame, há quem odeie. Eu tenho paladar esquisito e, obviamente, amei. Onde podia, tomava um copo. PS: por favor, não reparem na minha unha descascada.
Tive que fazer uma super seleção de fotos porque senão isso aqui viraria um livro e não um post. Então deixei as fotos mais bonitas e que ilustram um pouco do que vimos por lá. Participaram do tour: Cozinha de Ideias, Pimenta no Reino, Boccanervosa, Figos & Funghis, Rosmarino e Outros Temperos, Sem Medida (plus Aline Araújo, Clau Tomasi e Julia Reis).
3 Comentário
Nicolle Balby
Legal Raq, mais um destino pra minha lista! 🙂
Raquel Arellano
Por mim voltava todos os anos!
Raquel Arellano
Qual será o próximo destino?