Eu amo rabanada num grau absurdo. Pior que acabo exagerando na hora de comer, porque é tipo “Elma Chips: impossível comer um só”. A receita que amo de paixão é a que minha mamãe faz desde sempre, usando leite condensado no lugar do açúcar. Se liga em como fazer rabanada tradicional.
Fiz um pequeno ajuste colocando uma colherinha de nada de essência de baunilha apenas pra realçar o sabor docinho e perfumado. Garanto a vocês que não vai sobrar uma fatia pro dia seguinte!
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookRabanada Tradicional
Rendimento: 16 unidades.
Ingredientes
- 1 pão para rabanada (aquele comprido que vende na padaria/supermercado)
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 xícara de leite integral
- 3 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- Açúcar e canela em pó (para finalizar nossas rabanadas)
- Óleo para fritar as rabanadas
OBS: se você não encontrar o pão pra rabanada, fique tranquilo que é possível substituir por pão francês dormido. O ideal é que ele esteja já mais durinho pra que não se desfaça durante o processo de produção das rabanadas.
Modo de Preparo
1. Corte o pão em fatias de mais ou menos 2 cm de espessura. Eu gosto de cortar o pão meio que na diagonal, assim as fatias ficam mais largas. Reserve.
2. Em uma vasilha, misture o leite com o leite condensado (e a essência, se estiver usando na receita). Se quiser, pode substituir o leite condensado por 3 colheres de sopa de açúcar refinado – mas né, que troca injusta, leite condensado é vida. Reserve.
3. Em outra vasilha, bata ligeiramente os ovos com um garfo. Aproveite e misture o açúcar com a canela em um pratinho também.
4. Em uma frigideira ou panela própria para frituras, aqueça o óleo até estar bem quente. Enquanto ele vai esquentando, vamos preparar nossas rabanadas.
5. Pegue uma fatia de pão, mergulhe na mistura de leite adoçado. Escorra bem pra que ela não fique encharcada e molenga demais. Rapidamente, transfira a fatia de pão para os ovos batidos. Lambuze ambos os lados e coloque a fatia em uma forma. Vamos repetir o processo com todas as fatias.
DICA: é importante que na hora de umedecer a fatia no leite você mergulhe rapidamente o pão. Mas não pode ser tão rápido assim porque senão ela acaba não absorvendo a mistura e pode ficar muito seca. Se você sentir que ficou molhada demais, deixe escorrer bem com a ajuda de uma escumadeira.
6. Com o óleo bem quente, frite as fatias de pão até ficarem douradas. Absorva a gordura em papel toalha e repita o processo até terminarem todas as fatias.
7. Rabanadas sequinhas? Passe cada fatia na mistura de açúcar e canela. Não especifiquei a medida porque é muito a gosto do freguês. Eu adoro o sabor da canela então acabo caprichando mais na porcentagem. Sugiro que você vá experimentando até chegar ao ponto ideal. Não abuse do açúcar porque o leite condensado já deixa a rabanada bem docinha!
experimente também a receita de Rabanada Assada clicando aqui
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
8 Comentário
Tertúlia da Susy
Adoro, simplesmente um dos meus doces prefereidos!
Risolita
Tá linda! A cor dourada é tudo de bom, dá pra sentir o cheirinho da canela. Parabéns!
chica
Oiê, obrigada pela receita! Só não localizei a quantidade de ovos…
bj
Chica
Raquel Arellano
São três ovos, Chica! 🙂
Rafhael
Não consegui acompanhar para ver em que parte da receita foi parar a essência.
Raquel Arellano
Oi, Rafhael. Como a essência é opcional, acabei esquecendo de colocar essa etapa na receita. Pois bem, ela entra na mistura de leite com leite condensado, na hora que você “mergulha” as fatias de pão e tal.
Aline
Uma xícara de leite seriam quantos ml de leite?
Raquel Arellano
É o equivalente a 240ml.