Eu ainda não sou vegana e confesso que o que mais me prende na transição entre o vegetarianismo e o veganismo são os queijos, ou a ausência deles. Já provei alguns queijos vegetais e não consigo gostar… mas continuo tentando descobrir alternativas gostosas e um dia ainda quero até fazer uns queijos veganos em casa.
Enquanto isso, pesquisa vai, pesquisa vem, encontrei no VegNews uma receita que se denomina o melhor macarrão com queijo do planeta. Eu diria que deve ser mesmo o melhor, se considerarmos que a receita não leva queijo e engana uma galera desavisada. Meu irmão podia jurar que era cheddar!
Atenção veganos e intolerantes a lactose: a receita foi testada e aprovada pela família toda aqui!
Mac ‘n’ Cheese Vegano
Receita adaptada do VegNews
Ingredientes
- 500g de massa de sêmola tipo espiral [aquela cobrinha com furo no meio]
- 3 xícaras de batata inglesa picada
- 1 xícara de cenoura picada
- 2 cebolas pequenas
- 1/3 de xícara de azeite de oliva
- 1 xícara de castanha de caju crua
- 1 colher de chá de alho picadinho
- 1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon
- 1 colher de sopa de sal marinho
- 1 colher de chá de pimenta preta moída na hora
- 1 colher de chá de pimenta caiena
- Suco de 1/2 limão
- 2/3 de xícara de panko
- 1 colher de chá de páprica
Modo de preparo
- Cozinhe a massa em água com sal até que esteja al dente. Este é um passo importante, já que a massa vai ser gratinada no forno. Escorra a massa e reserve.
- Em uma panela média/grande, coloque as batatas, cenouras e cebolas picadinhas. Cubra com água e leve ao fogo médio até que cozinhem e fiquem beeem macias a ponto de serem facilmente esmagadas com um garfo. Não escorra a água! Ela será usada daqui a pouquinho!
- Enquanto os legumes cozinham, bata no liquidificador as castanhas com alho, azeite de oliva, suco de limão, sal, pimenta preta e caiena até que obtenha uma pasta espessa, porém lisa.
- Ainda no liquidificador, acrescente os vegetais cozidos juntamente com a água que restou do cozimento. Bata bem por cerca de 3 minutos ou até que seu creme de “queijo” esteja liso e lindo. Prove um pouquinho e, se necessário, corrija o sal e a pimenta.
- Coloque a massa cozida em um refratário e cubra com o molho. Dê uma cutucada nos cantinhos principalmente, pra ter certeza de que todas as partes da massa estarão envoltas no molho de “queijo”.
- Por fim, polvilhe uma camada de panko misturado com páprica sobre a massa e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que o molho esteja borbulhante e o panko bem sequinho.
Esta receita rende 6 porções generosas pra impressionar os amigos veganos ou não.
Onde entra a mostarda na receita? Não consegui encontrar!