Conversando com a Carol Sanches sobre receitas vegetarianas, acabamos trocando alguns links e esse foi um deles. A receita é da Rita Lobo, apresentando em seu programa Cozinha Prática, e foi impossível não soltar um “hmmmmm” quando ela terminou a torta rústica.
A receita não é muito complicada mas tem algumas etapas e acaba ficando um pouco demorada. Além disso, é preciso seguir alguns passos a risca, principalmente com a massa. No meu caso, pequei em um detalhe (a temperatura da manteiga) que não estava tão gelada assim e por isso depois de assada a casquinha não ficou tão crocante. Sem falar que como estava quente no dia, a massa, ao ser trabalhada, começou a amolecer rapidamente. Porém, a torta ficou tão deliciosa e incrível que eu imagino a perfeição que deve ser com a massa do jeitinho que a Rita fez.
Torta Rústica de Ratatouille
Ingredientes
Para a massa
- 1 ovo
- 100g de manteiga gelada
- 1 colher (chá) de sal
- 1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
Para o recheio
- 1 berinjela média
- 1 abobrinha
- 1 pimentão pequeno (usei do amarelo)
- 3/4 de xícara de tomate cereja (se não tiver, pode usar o tomate de sua preferência)
- 1 cebola média
- Tomilho e alecrim frescos
- Azeite (vamos usar bastante)
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
1. Depois de ter preparado a receita conforme as instruções de Rita Lobo, achei melhor sugerir a vocês que preparem a massa antes de tudo. Isso porque quanto mais tempo ela ficar na geladeira, melhor. Você vai misturar em uma vasilha a farinha de trigo com o sal. Feito isso, acrescente a manteiga BEM gelada cortada em cubinhos e misture com as mãos, até obter uma farofa com pedacinhos de manteiga ainda não dissolvidos. Deixe esses pedacinhos pois são eles que vão deixar a massa crocante quando assarmos.
2. Por fim, junte à massa o ovo e faça uma bola. Enrole com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 1h. Se quiser, pode fazer no dia anterior e trabalhar no dia seguinte.
3. Vamos ao recheio. Primeiro, vamos cortar a berinjela em fatias de 1 cm de largura mais ou menos. Quando chegar no miolo e as rodelas ficarem muito largas, corte ao meio. Deixe as berinjelas de molho em uma vasilha com água e sal por pelo menos 15 minutos.
4. Em uma fôrma retangular, regue uma quantia generosa de azeite (equivalente a umas 3 colheres de sopa). Azeite nunca é demais! Escorra as berinjelas do molho e acomode as fatias sobre o azeite, lambuzando ambos os lados. Leve ao forno por pelo menos 20 minutos, virando os lados na metade do tempo. PS: assamos a berinjela primeiro pois ela demora mais tempo para ficar pronta.
5. Enquanto isso, vamos cortar os demais legumes. Mesma regra pra abobrinha. Com o pimentão, vamos desprezar o miolo (sementes e parte branca) e cortá-lo em cubinhos. Com a cebola, vamos cortá-la ao meio (na vertical) e com cada metade cortá-la em três partes – dessa forma vamos obter pétalas. Com os tomatinhos, vamos apenas cortá-los ao meio.
6. Com a berinjela já assada, acrescente os demais ingredientes na fôrma, regando com maaaais azeite por cima. Acerte o sal e tempere com pimenta do reino moída na hora. Asse por mais 20 minutos.
7. Legumes assados e levemente mornos? Massa já descansada na geladeira? Hora de montar a torta. A massa vai estar um pouco dura quando você tirá-la da geladeira mas com o calor das mãos (e provavelmente da sua cozinha) ela vai amolecer muito rápido. Amasse com um rolo e faça um “x” nela. Se preferir, abra a massa já na fôrma de aro removível, cobrindo apenas a base. É importante que você obtenha “abas” pois ela vai cobrir parcialmente o recheio.
8. Acomode o recheio no centro da massa e cubra com ramos de alecrim e tomilho. Pincele a massa com uma gema e leve ao forno (180ºC por mais 30 minutos ou até que a massa fique bem dourada). Sirva ainda quente ou mesmo fria, fica tão gostosa quanto!
Aqui em casa usei uma forma aro 20. A receita rendeu 4 fatias.
6 Comentário
Raquel Arellano
Deixe uns 15 minutinhos fora da geladeira, ela vai amolecer aos poucos! 🙂
Carol Sanches
A cara ficou maravilhosa! to salivando aqui!!!!!!!!
Raquel Arellano
Emilia, tudo bem? Você usou a manteiga geladinha? Como a receita pede? Tem também o período de descanso. Essa massa é um pouco complicada porque se a gente errar de leve em algum processo, ela desanda. Mas não tem problema você esticar com os dedos não, o importante é que ela segure o recheio! 🙂
Raquel Arellano
Exatamente. Só deixar uns minutinhos, nesse calor então, uns segundinhos HAHAHAH
Carol
Pq eu entro nesse site? P ficar salivando às 9h da manhã? hahahahahah Gratidão por essas belezas, sempre!!!
Raquel Arellano
<3 <3 <3